Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Volta à Normalidade no Japão

6 de abril de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Depoimentos, Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Num site como www.web-town.org/ é possível saber, em português, como é o cotidiano dos brasileiros que vivem no Japão, onde do exterior se imagina que muitos se encontram em pânico. Muitos dos depoimentos constantes do site mostram que, há semanas, a vida vem retornando ao normal, com as limitações e preocupações do dia a dia. É evidente que existem preocupações com as radiações noticiadas com destaque no exterior, mas é possível notar que outros problemas como o emprego, com os racionamentos, com as doações para as vítimas, os trabalhos voluntários etc. ocupam mais espaço neste site.

Mas é quando um jornal econômico importante como o Nikkei, que distribui muitos milhares de exemplares diariamente, sendo lido por todos os empresários, políticos e formadores de opinião, registra que as floradas das cerejeiras explodem em Tóquio, que se pode concluir que a vida no Japão está voltando ao normal, ainda que de forma contida.

Nni20110406D06JF130099854

Em Tóquio, alguns lugares são os preferidos dos habitantes daquela capital, como as cerejeiras do templo Yasukuni ou dos arredores do fosso que separa o Palácio Imperial, que são visitados por milhares de pessoas, inclusive turistas do exterior. A cerejeira que tem o nome de “someiyoshino”, considerada a espécie, já floresceu em cerca de 90 por cento, segundo o jornal.

Há um calendário que é acompanhado pela população, pois as cerejeiras começam a florescer das regiões mais quentes para as mais frias, como ondas que avançam pelo país. Normalmente, existem comemorações que são efetuadas nos chamados “hana-mi”, ou seja, pequenas festas onde se reserva um pequeno espaço onde amigos se reúnem para festejar a chegada da primavera, apreciando as fugazes floradas das cerejeiras. Em respeito às vítimas do terremoto no nordeste japonês, esta comemorações, neste ano, são discretas e mínimas.

A chegada da primavera não significa, necessariamente, que o frio já deixou o país. Assim mesmo, os japoneses mudam suas roupas para a estação, abandonando os que usaram durante o longo inverno, ainda que os estrangeiros se agasalhem melhor. Mas a vida se renova, dando início a um novo período, do que todos os japoneses precisam, depois de atravessar a fase mais critica do controle das poluições radioativas provocadas por Fukushima Daiichi.


2 Comentários para “Volta à Normalidade no Japão”

  1. Everaldo
    1  escreveu às 21:50 em 9 de abril de 2011:

    Caro Paulo:

    Como andava o patriotismo do povo japonês nos derradeiros anos? Neste momento, com certeza, este sentimento de amor à pátria será deveras relevante para reconstruir o país. Por curiosidade, o amigo acha que os nipônicos são mais patriotas que os brasileiros?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:03 em 9 de abril de 2011:

    Caro Everaldo,

    A tendência de um povo que vive num arquipélago e tem pouca mistura de etnias é haver uma maior uniformidade, o que pode resultar num nacionalismo, que nem sempre é sadio, num momento que se registra uma tendência à globalização. Não acredito que isto possa ser considerado patriotismo. O que tende a ocorrer com uma elevação substancial do nível de renda é que nem todos se empenhem para conseguir a sua melhoria, o que já estava ocorrendo no Japão. Este desastre natural provoca a necessidade de reconstrução que se apresenta como um novo desafio que pode aglutinar o povo japonês. Houve diversos momentos no Brasil que houve um apelo "patriótico", e havendo um líder para tanto, é possível que a população se engage num processo de desenvolvimento. Havendo uma bandeira para empolgar uma população, sempre há a possibilidade de aglutinar-se em torno dela.
    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: