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Brasileiros Promovem a Província de Gunma em Tóquio

8 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: ,

A cidade de Oizumi, na província de Gunma, é famosa pela mais elevada quantidade de estrangeiros no Japão, principalmente brasileiros que lá residem. Numa promoção inusitada em Tóquio, eles ajudam a promover o turismo para a província, apresentando como atrativos os petiscos brasileiros e seus sucos de fruta na badalada Ginza, região central da capital, onde se localizam as mais famosas lojas, inclusive de grifes internacionais. Os estandes dos brasileiros ,que contam com a ativa participação do restaurante Rodeio Grill e da rede de supermercados Takara, localizam-se no local chamado “Gunma Chan Ya”, um espaço destinado à promoção desta província em Ginza, um dos bairros mais frequentados de Tóquio, segundo o portal Web News.

Os supermercados Takara, segundo este portal, possuem oito lojas, quatro na província de Shizuoka, um em Aichi, um em Ibaraki e dois em Gunma. Nas unidades de Gunma, em Oizumi e Isesaki, funcionam dois restaurantes do Rodeio Grill, bastante frequentado por brasileiros e japoneses, tendo recebido até a visita até do ex-premiê Yukio Hatoyama na companhia de autoridades locais.

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Oizumi tem sido objeto de diversas pesquisas, inclusive do jornalista Masayuki Fukasawa que lá viveu alguns anos com sua esposa e escreveu um livro imperdível, “Um Mundo Paralelo, a vida da comunidade brasileira de Oizumi, Japão”, cuja tradução brasileira ajudei a promover, e foi editada pela Top Books.

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, a culinária brasileira será apresentada aos que frequentam Ginza, como o principal atrativo da província de Gunma. Informam que salgadinhos brasileiros estarão à disposição dos visitantes, inclusive para degustação e compras, junto com os sucos de frutas tropicais.

Este tipo de promoção não ajuda somente Oizume, mas o próprio Brasil, pois muitos japoneses que já conhecem o páis são admiradores de sua culinária, havendo muitos estabelecimentos que a oferece em Tóquio como em outras cidades japonesas. Quem experimentou uma “capirinha”, um churrasco brasileiro ou até uma feijoada, deseja repetir estes alimentos que representam a culinária brasileira até no distante Japão.

Mesmo que haja algumas adaptações para ajustar-se aos costumes japoneses, estes produtos são apreciados e muitos destes estabelecimentos recebem clientes locais, como estrangeiros que não se restringem somente aos brasileiros. Muitos deles se adaptam aos latino-americanos que lá vivem como até asiáticos que apreciam a gama de produtos onde se destacam os frangos e suco de laranja do Brasil, que são exportados em grandes volumes para o Japão.

Mas também simples produtos de consumo popular dos brasileiros são encontrados com facilidade em muitas lojas de conveniência que eram inicialmente voltados para os clientes brasileiros, mas merecem a preferência de outros consumidores, por todo o Japão.

Os mais de 250 mil brasileiros lá residentes, além de abrir o difícil mercado japonês para os nossos produtos, agora ajudam até as províncias japonesas a promover o seu turismo. Há que se prestigiar iniciativas como estas.



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