Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescente População Mundial

24 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Um interessante artigo de Charles Kenny, do Foreign Policy, pede: “More People, Please” (tradução livre, Mais População, Por Favor), informando que muitas notícias estão sendo divulgadas baseadas em previsões malthusianas, estimando que no final do século XXI o mundo estará com mais de 10 bilhões de habitantes, prevendo-se dificuldades. Mas o artigo mostra que o crescimento do nível de bem-estar está se elevando em todo o mundo, com todos desejando viver por mais tempo. Os estudos das Nações Unidas informam que atual expectativa média de vida de 68 anos passará para 81 em 2100.

O autor informa que muitas mulheres no mundo não possuem a liberdade de escolher quantos filhos desejam, como nos Estados Unidos, Europa ou Japão, onde estão consumindo de forma que comprometem a sustentabilidade. Mas o autor acha que chegar a sete bilhões de habitantes brevemente deve ser saudado e não lamentado.

worksp-inf

Mesmo nos países considerados mais pobres, as pesquisas, segundo o autor, indicam as populações são felizes, como em Bangladesh, onde 85% se mostram satisfeitos. Na China como na Nigéria este percentual chega próximo a três quartos. Segundo a ONU, todos estão vivendo por mais tempo, e massas crescendo na África, que está estimada em ser triplicada até o final do século, são consideradas boas.

Crescimentos populacionais foram relacionados com o aumento da miséria no passado, mas o que se têm observado é a melhora da saúde global, disseminação da educação e dos direitos humanos. As produções de alumínio cresceram 10.760 vezes, a de petróleo 380 vezes, e o PIB global em 24 vezes no último século.

As mulheres estão sofrendo mais, mas o seguro acesso aos modernos métodos contraceptivos, segundo o autor, pode ser obtido com custos baixos. Altas taxas de mortalidade e fertilidade estão sendo relatadas, mas os pais conseguem mais crianças quando estão correndo riscos. A natureza provoca este estranho fenômeno, pois as fertilidades aumentam onde ocorrem catástrofes.

Segundo o autor, a solução é deixar a população com seus desejos, aumentando as informações para as meninas, para que elas possam tomar suas opções de forma consciente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: