Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Inflacionários na China

26 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: ,

Ainda que muitos analistas considerem que na China as autoridades governamentais possuem um poder mais alto que nas economias de mercado, observa-se que os consumidores por lá se comportam exatamente como os ocidentais diante das pressões inflacionárias. O jornal econômico Nikkei relata como eles estão sendo atingidos pelos aumentos dos preços e como reagem diante do fenômeno. Como em muitas outras economias, as autoridades chinesas expandiram o crédito interno para fazer face às tendências recessivas provocadas pelas restrições financeiras que ocorreram em todo o mundo em 2008, o que acabou igualmente aumentando as tensões inflacionárias.

O Nikkei noticia que na cidade de Shenyang uma senhora de 75 anos informa pela rádio local todas as mudanças de preços que constata no mercado. E dá dicas de como economizar um pouco usando na cozinha produtos que podem ser adquiridos no supermercado um pouco antes do seu horário de fechamento. Tornou-se uma sensação na cidade, e ela passou a visitar as lojas três vezes por semana.

334-feira-livre-cNni20110526D26HH817105021

No fundo, mesmo que os índices inflacionários em qualquer economia sejam baseados em uma cesta fixa de moeda, coletada em lugares selecionados para poderem ser comparados, os consumidores acabam tendo uma inflação pessoal mais baixa, porque procura mudar para o consumo dos produtos que encontra mais barato no mercado, mesmo quando se considera as variações chamadas estacionais.

Na China, a inflação anual está estimada em torno de 5,4% e as vendas cresceram mais de 17% no ano.

O que diferencia a China é as autoridades, visando estancar a evolução da pressão inflacionária, concederem alguns subsídios, como ocorre no Brasil com os combustíveis. Também apelam para algumas indústrias evitarem transferir seus aumentos de custos para os preços, sempre com resultados duvidosos. Se forem induzidos a tanto, também procuram evitar aumentos dos salários.

No entanto, como a China procura melhorar o padrão de vida de seus trabalhadores, acabam ocorrendo algumas contradições, que também acontecem em economias consideradas de mercado dos países emergentes.

É sempre difícil estancar o processo de transmissão dos aumentos de preços para as reivindicações salariais, estas sim, importantes para os processos inflacionários, até porque na China medidas de contenção creditícia já estão sendo tomadas há muitos meses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: