Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Simbologias nas Visitas de Wen Jinbao e Lee Myung-bak

21 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: ,

Os casos extremos das discriminações isoladas estão sendo praticado por alguns japoneses com relação às pessoas e produtos provenientes de Tohoku, o Nordeste do Japão, mais atingido pelos terremotos, tsunamis e radiações. Os líderes máximos dos governos da China e da Coreia, premiê Wen Jiabao e presidente Lee Myung Bak deram tapas de pelicas nestes discriminadores japoneses, visitando Fukushima e apreciando suas frutas e verduras. Além da forte demonstração da solidariedade asiática, pois os três países – China, Coreia e Japão – continuam sendo as mais importantes potências econômicas e políticas do Extremo Oriente.

Com suas presenças pessoais nas proximidades das usinas de Fukushima Daiichi, estes importantes líderes asiáticos deram uma demonstração cabal de solidariedade à reconstrução do Japão, o que deve reduzir parte das restrições atualmente existentes sobre produções da região.

21_14_v_s

Lee Myung Bak: flores às vítimas do tsunami no Japão

Eles estiveram em Tóquio com o primeiro-ministro Naoto Kan, que continua com prestígio baixo por não resolver rapidamente os problemas da região atingida, bem como a falta de solução para a continuidade das radiações.

Informa-se que, além das restrições oficiais para a importação de alguns produtos da região Nordeste do Japão, está ocorrendo uma condenável discriminação dos próprios japoneses na região de Tóquio e mais para o Sul daquele país, que apresentam dificuldades para a hospedagem de pessoas provenientes da região atingida até em hotéis, considerando de forma ignorante que eles estão contaminados e podem prejudicar outros hóspedes.

Lamentavelmente, sempre houve certa discriminação, mesmo no passado, com relação aos trabalhadores temporários das regiões mais frias, que se deslocavam para o Sul. Foi de onde nasceu a expressão “dekassegui”, inadequadamente utilizado por parte da imprensa brasileira para os que se deslocam para o Japão para lá residirem e trabalharem, e que este site recusa a utilizar.

Espera-se que estes esclarecidos líderes asiáticos ajudem, com seus atos meritórios, a acabar com tais discriminações, como já fazem muitos voluntários, inclusive brasileiros que vão trabalhar na reconstrução do que foi afetado no Nordeste do Japão. A população atingida, muitos que continuam sem a possibilidade de trabalho, necessitam de tais solidariedades, até do ponto de vista psicológico.

Muitos dos seus produtos apresentam radiações mínimas que são encontrados em alimentos de qualquer natureza, de qualquer região. As autoridades japonesas foram incapazes de transmitir estas informações para pessoas preconceituosas. É hora de todos termos posições contrárias a qualquer tipo de preconceito, pois eles não possuem bases científicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: