Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Retrato da Situação da Agricultura no Brasil Atual

4 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , , | 5 Comentários »

O suplemento agrícola do jornal O Estado de S.Paulo de hoje dá um bom retrato de como se encontra a agricultura brasileira no momento. A exposição que se repete pela décima oitava vez na região mais desenvolvida da agricultura brasileira, Ribeirão Preto, dando sequência ao que vem ocorrendo em outras “capitais” agrícolas de todo o Brasil, reflete bem a euforia que toma conta do setor. A safra agrícola em andamento é recorde, bem como os preços das principais commodities agropecuárias no mercado internacional estão em patamares elevados. A marca mais expressiva é a intensa apresentação e demonstrações de equipamentos de alta tecnologia que estão sendo oferecidos e negociados, nacionais como importados, com o suporte dos financiamentos do sistema bancário que chega ao número de 800 exibições.

Pulverizadores e colhedeiras incorporando os mais recentes avanços tecnológicos estão sendo oferecidos, onde os operadores destes equipamentos trabalham com todo o conforto possível, com toda sorte de parafernálias eletrônicas embarcadas que lhes proporcionam condições para trabalhos eficientes. Ar condicionado e GPS já é coisa comum, mas computadores fornecem informações imediatas sobre as produções que estão sendo alcançadas, e todos os sistemas hidráulicos permitem manobras mais sofisticadas com o mínimo esforço, tirando o máximo proveito da maneabilidade dos novos equipamentos.

imagesCA010MNFimagesCAFWCADQimagesCAHHJ55U

Tantas são as oportunidades para verificar o funcionamento destes equipamentos avançados que foram divididos em quatro grupos: agricultura (preparo do solo, cultivadores, plantio, pulverizações, colheita e tecnologias diversas); agricultura (demonstrações por grandes empresas); agricultura de pequenas áreas (demonstrações de campo por empresa, hortifruticultura, pulverizações, plantios, colheita de milho, tecnologias diversas, máquinas estacionárias) e pecuária (forrageira de milho, forrageira de capim, recolhedora de forragem, fenação, vagões e misturadores, forrageira de cana, manejo animal).

Programas governamentais procuram dar suporte a estas atividades, que por seu dinamismo acabam exigindo aperfeiçoamentos constantes para acompanhar o que vem sendo inovndo pelo setor privado, não somente de grandes empresas, como até de pequenos produtores que necessitam de novas tecnologias para se manterem competitivos num mercado cada vez mais sofisticado.

Aqueles que imaginam os agricultores brasileiros como pobres produtores das décadas passadas devem efetuar suas revisões. Um professor titular da Universidade de São Paulo imaginava que DNA era um conhecimento científico da área médica. Hoje, muitos produtores agrícolas contam com sofisticados laboratórios para a criação e seleção de novas variedades inclusive em pequenas propriedades, tudo exigindo tecnologias de ponta, que estão sendo transferidos para ganhos de produtividade, fazendo com que a agropecuária brasileira continue ampliando suas exportações, apesar do câmbio desfavorável, juros elevados, e custos das ineficiências da infraestrutura.

Com um pouco de melhoria fora da porteira, o Brasil poderia se consolidar realmente como o celeiro do mundo, pois até empresários agrícolas de países desenvolvidos estão procurando acompanhar e participar do que se faz por aqui.


5 Comentários para “Um Retrato da Situação da Agricultura no Brasil Atual”

  1. joyce
    1  escreveu às 11:08 em 14 de junho de 2012:

    Texto grande, mas muito interessante me ajudou bastante obrigada!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:02 em 14 de junho de 2012:

    Cara Joyce,

    Obrigado pelo uso do site.

    Paulo Yokota

  3. Paulo Yokota
    3  escreveu às 19:03 em 14 de junho de 2012:

    Cara Joyce,

    Obrigado pelo uso do site.

    Paulo Yokota

  4. Gilberto
    4  escreveu às 22:11 em 9 de julho de 2012:

    Muito bom mesmo me ajudou a fazer meu trabalho de Geografia!!

  5. Paulo Yokota
    5  escreveu às 05:22 em 10 de julho de 2012:

    Caro Gilberto,

    Obrigado pelo uso do site, mas nos seus estudos utilize também os livros de geografia, não fique somente na internet.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: