Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasileiros Importantes nos Organismos das Nações Unidas

28 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, webtown | Tags: , ,

Para evitar a falsa impressão que o Brasil não contou com importantes figuras nas organizações relacionadas com as Nações Unidas, vamos mencionar algumas que exerceram um papel relevante neste cenário internacional, destacando-se de outros que também prestaram importantes serviços para todo o mundo. O que se lamenta é que só recentemente vem se reconhecendo que o Brasil, como um dos países emergentes, deve assumir maiores responsabilidades, pois dispõe de profissionais que vinham se concentrando em assuntos brasileiros, mas que podem ampliar suas influências internacionais.

Um dos primeiros brasileiros foi o dr. Marcolino Gomes Candau, ex- diretor geral da Organização Mundial de Saúde em Genève, na Suiça, que ficou no seu comando por longos vinte anos de forma que a instituição ficou conhecida pela participação dos brasileiros. Alexandre Kafka, mesmo não nascido no Brasil, foi outro que teve importância no FMI em Washigton, Estados Unidos, e sua longa permanência naquela organização como diretor do Brasil e de outros países o tornou uma das figuras mais importantes nos bastidores, para articulações de difícil montagem, não só com a participação nesta entidade como em outras instituições públicas e privadas internacionais. Outra figura que vinha se destacando foi saudoso diplomata brasileiro, Sérgio Veira de Mello, que acabou sendo vitimado quando exercia no Iraque sua função de secretário-geral de Segurança das Nações Unidas naquele país. Se outras figuras não foram destacadas, foi porque a lista é muito longa.

marcolino candauSergio-Vieira-de-Mello

Marcolino Gomes Candau e Sergio Vieira de Mello,

Agora se soma José Graziano da Silva, que tem um currículo não só com trabalhos no Brasil, mas em organismos internacionais, com possibilidades de ampliar os trabalhos que vêm sendo feitos para o fomento da produção agropecuária em todo o mundo, melhorando a qualidade da alimentação, preservando o meio ambiente. O Brasil, com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, já vem dando a sua contribuição para o aumento da produtividade, como já mencionado em outro artigo do site. Vem prestando algumas assistências internacionais, e é sempre lembrado quando se trata de intercâmbio de experiências neste setor.

Sérgio Vieira de Mello era um brilhante diplomata brasileiro que já se destacava nas Nações Unidas pelos seus trabalhos com dedicação especial. Ajudou a resolver os problemas relacionados com os conflitos da Indonésia com o Timor Leste, Haiti e acabou falecendo, lamentavelmente, quando exercia um papel importante no Iraque com um ataque terrorista nas instalações da ONU. Era considerado um dos diplomatas com grande futuro na direção de qualquer organismo internacional, tanto pela competência como pelo empenho com que se envolvia em áreas de complexos conflitos, sempre procurando a paz.

Alexandre Kafka, com uma grande formação acadêmica na Europa, veio trabalhar no Brasil em torno de 1940 tendo dado uma importante contribuição para os dirigentes brasileiros privados e públicos que não contavam com formações tão sofisticadas. Independentes da ideologia que tinham, todos aprenderam e muito com Alexandre Kafka. Tornou-se uma das figuras mais importantes em Washington, não somente para o Brasil como pelo respeito que ele despertava junto às autoridades internacionais, inclusive norte-americanas. O longo período em que ele permaneceu em Washington o tornou, praticamente, mais relevante que muitos embaixadores brasileiros naquela capital vital para o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: