Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cadeia Japonesa de Izakaya Expandindo para o Exterior

10 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , , , | 2 Comentários »

O jornal econômico japonês Nikkei informa que a rede Watami, que possui cerca de 600 estabelecimentos no Japão, pretende ampliar suas atividades no exterior. Izakaya é uma espécie de pub japonês, onde o objetivo principal é usufruir de algumas bebidas num ambiente descontraído, acompanhadas de pequenas porções de petiscos. Eles pretendem abrir, no mínimo, 26 novos estabelecimentos na Ásia durante este ano fiscal (o ano fiscal japonês vai até março de 2012).

Eles pretendem abrir mais 10 estabelecimentos em Hong Kong onde já possuem 20. Eles querem abrir 10 na Malásia, usando o sistema de franchises, e ampliando as atividades que possuem no Japão, servindo também saladas, pratos fritos, sashimi, massas e arroz, aproveitando a onda favorável para a culinária japonesa.

Nni20110610D09HH335106875

Izakaya Pubs em Shenzhen, na China

O presidente da Watami (que tem ações cotadas na bolsa), Yutaka Kawahara, está confiante que existe uma boa oportunidade de abrir estabelecimentos da culinária japonesa, mesmo que tenham sofrido em março último com os receios das radiações. Em abril seus negócios já se recuperaram.

Ele continua pesquisando mercados como os das Filipinas, Coreia e Tailândia, e espera contar com 100 estabelecimentos no exterior no final do próximo ano, 140% a mais que em 2010. Ele espera contar com o mesmo número de estabelecimentos no exterior quanto já possuem no Japão.

Os brasileiros e sul-americanos que residem no Japão e, certamente, já conhecem estes estabelecimentos por terem utilizado os seus serviços, poderiam propor a sua ampliação na América do Sul, na forma de franchise, pois alguns já estão sendo abertos por aqui.

Estes tipos de estabelecimentos eram familiares no passado, oferecendo petiscos elaborados pela dona do estabelecimento, que contam com fregueses habituais.


2 Comentários para “Cadeia Japonesa de Izakaya Expandindo para o Exterior”

  1. Sérgio Prudente
    1  escreveu às 11:05 em 30 de abril de 2012:

    Senhor: Existe alguma rede genuinamente japonesa de “izakaya” operando no Brasil?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:38 em 30 de abril de 2012:

    Caro Sérgio Prudente,

    Obrigado pela pergunta. Estes estabelecimentos hoje conhecidos como Izakayas em todo o mundo, começaram como estabelecimentos familiares e únicos chamados “nomiya” (estabelecimento onde se bebe). Os que existem no Brasil são, normalmente familiares, mas já alguns de empresas, até japonesas. Mas, ainda não constituem “redes”, e na minha opinião, não devem, pois acabaria com o ambiente em que os frequeses habituais não poderiam conversar com os que estão servindo bebidas, onde eles deixam suas garafas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: