Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Influências do Cristianismo no Mundo

24 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , , ,

Mesmo não desejando fazer apologia de nenhuma religião, há que se admitir que o cristianismo, nas suas variadas formas, exerce uma influência muito ampla nas culturas de diversos países do mundo, em todos os continentes. Os católicos apostólicos romanos, os protestantes de diversas denominações, os cristãos oxtodoxos apresentam diferenças importantes, desde a divisão do Império Romano entre a Ocidental e Oriental, e as reformas das quais nasceram e continuam criando diversas denominações.

Quando se comemoram as festas juninas, como a data de São João, em 23 de junho, se observa suas profundas influências na cultura popular. No Nordeste brasileiro, os políticos que não estiverem presentes nas festas de suas bases eleitorais correm o risco de perder muitos dos seus adeptos. Na França, por exemplo, nota-se a sua presença nas comemorações da data com manifestações folclóricas populares, mesmo em cidades como Aix en Provence, com semelhantes com algumas brasileiras do meio rural, estilizadas nas grandes metrópoles somente nas escolas ou em determinadas instituições.

festas-juninas-campina-quadrilhacaju15

Festa junina em Campina Grande (PB) e em Aracaju (SE)

É impressionante que numa cidade como Aix en Provence, no ponto principal da cidade, provoque-se uma grande fogueira, com a presença de um padre católico, de um pastor protestante e até mesmo de um rabino judeu, ao mesmo tempo em que grupos folclóricos apresentam suas danças para a população local como muitos turistas que procuram as regiões mediterrâneas da Europa neste verão. Tudo prestigiado pelas autoridades políticas locais, de forma muito semelhante com a do Nordeste brasileiro, ainda que as tradições culturais sejam diferentes.

No caso da Ásia, notam-se também das influências até de algumas palavras deixadas no vocabulário japonês pelos jesuítas, que exerciam atividades comerciais e políticas que acabaram provocando seus massacres, deixando o Japão isolado do Ocidente por muitos anos. O cristianismo ortodoxo a partir de Constantinopla firmou-se na Grécia e na Rússia com uma estrutura hierárquica diferenciada do católico romano.

Muitas missões católicas e protestantes trabalharam intensamente na China, na Coreia e no Japão, que como minorias estabeleceram padrões mais rígidos de comportamento deixando adeptos que emigraram para outros países.

O movimento ecumênico procura reduzir as divergências que existem até com as religiões que não são cristãs, como os numerosos muçulmanos de diferentes radicalismos e com budistas que também apresentam variadas denominações. Como existem objetivos comuns que estão sendo perseguidos, como uma convivência mais razoável, parece que existem avanços nos entendimentos que acabam caindo na área política.

Nada é fácil as tentativas de coexistência pacífica entre grupos que pensam diferente, mas os objetivos parecem ser mais comuns do que divergentes, havendo esperanças para a paz, com concessões para a convivência razoável com a colaboração entre entre uns e outros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: