Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Revista SAMURAI.JP Será Lançada em Fins de Junho

9 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, webtown | Tags: , , , | 3 Comentários »

O jornal Japan Today anuncia o lançamento de uma nova revista em japonês e inglês sobre as raízes culturais, espírito, valores e beleza do Japão. É a realização de um sonho de longa data do fotografo Kiyomi Tagawa. Ele pretende relembrar o Japão e o mundo sobre o seu país, numa era de excessivo materialismo e crises financeiras.

Uma revista trimestral, a SAMURAI.JP apresentará a cultura japonesa através de lugares, trabalhos e vida do povo que sustenta e desenvolve a arte, a tradição e prosperidade cultural, que se mantêm escondida pela mídia dominante e cultura pop, segundo o artigo de Alexandra Homna para o Japan Today.

samurai

Na primeira edição dedicada à beleza e à importância cultural de Saga, de onde provém a cerâmica e porcelana mais tradicional do Japão, incluindo uma entrevista com Sakaida Kakiemon, Imaizumi Imaemon e Nakazato Taraemon, 14ª geração de ceramistas e mestres em seus fornos (que tivemos a oportunidade pessoal de visitar), uma introdução à beleza e à história de Karatsu, a verdade do sabor do sakê japonês, a história de Yoshisuke Ayukawa (fundador da Nissan), outros artigos e entrevistas, incluindo uma especial cobertura do Nordeste diante da destruição, representando um único e pouco conhecido Japão.

A revista terá uma seção de estrangeiros no Japão, com um retrospecto de 50 anos de Alex Kerr que chegou ao país como 12 anos e nunca mais o deixou.

Segundo Daisuke Saito, o editor da revista, é muito difícil colocar no papel a alma do conceito deles. Eles tentam colocar a alma pelas palavras do povo que devotou suas vidas em algo tradicional no espírito do samurai.

Segundo Kiyomi Tagawa, o século 21 é o do coração e da mente, não do materialismo. Mantendo “as raízes e valores dos japoneses”, é o primeiro passo para chegar à satisfação emocional.

É grande a expectativa de examinar esta primeira edição de uma revista com propósito tão nobre.


3 Comentários para “Nova Revista SAMURAI.JP Será Lançada em Fins de Junho”

  1. Roberto Tongu
    1  escreveu às 02:15 em 10 de junho de 2011:

    Revistas bilíngues ou em inglês simplesmente não vendem no Japão. As pagas sumiram e as gratuitas (as que podem) estão migrando para a Web.

    Vamos ver como esta se dá…

  2. Adele Baptista Sampaio de Brito
    2  escreveu às 17:39 em 11 de junho de 2011:

    Se o autor deste blog puder, ele poderia publicar algumas matérias da revista aqui. O blog é show de bola!

  3. Paulo Yokota
    3  escreveu às 18:59 em 11 de junho de 2011:

    Cara Adele Baptista Sampaio de Brito,

    Obrigado pelo comentário. Publico algumas coisas aquí no Brasil também, bem como tenho livros publicados, mas na imprensa brasileira tenho atuado recentemente mais nos bastidores, alimentando alguns amigos jornalistas, concedendo algumas entrevistas e ajudando a pautar matérias.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: