Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Facetas de Hokkaido

29 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Todos que conhecem Hokkaido, a grande ilha no extremo norte do Japão, lembram-se dos seus amplos espaços, mas ficam marcados pelo intenso frio, com neves abundantes. Eu mesmo só conheço Sapporo, a sua maior cidade, pelo famoso evento do Festival de Gelo, onde as famosas esculturas são apresentadas, e as avenidas e ruas são ocupadas por carros habilmente dirigidos pelos motoristas. Eles derrapam, apesar do uso de correntes. No entanto, Kate Crockett publica no The Japan Times uma faceta pouco conhecida desta região, onde uma comunidade com muitos estrangeiros vive feliz, como numa localidade chamada Niseko, próxima às grandes plantações de girassol para produção de óleos de boa qualidade.

Hokkaido foi uma região colonizada por estímulo das autoridades japonesas um pouco antes da imigração para o Brasil, sendo que alguns vieram morar na Amazônia, pois lá existia um centro de pesquisa de agricultura tropical. Suas extensões territoriais se diferenciam do resto do Japão, havendo uma pequena pecuária e florestas soberbas em termos japoneses, mas que não chegam a ser comparadas com as Amazônicas. Muitos imigrantes japoneses que vieram para o Norte do Brasil acabaram se deslocando principalmente para São Paulo, pois as condições amazônicas eram demasiadamente rigorosas.

71770729furano6imagesCA3R8E9M

Durante o curto verão, Hokkaido se enche de flores

O que o artigo informa é que norte-americanos, australianos, holandeses e outros estrangeiros vivem em Hokkaido, apreciando suas paisagens e cultivando vegetais orgânicos, levando uma vida de elevada qualidade em contato com a natureza. Todos sabem que o frio intenso evita a propagação de muitas doenças que afetam os vegetais, reduzindo a necessidade de defensivos. Por exemplo, as batatas cultivadas no Brasil necessitam de avós provenientes de Holanda, pois nos solos brasileiros os chamados nematomas acabam afetando estes tubérculos, exigindo que se plantem fazendo rotações e multiplicações das sementes a partir das importadas.

O Chile, protegido pelas Cordilheiras dos Andes, é uma região importante para as pesquisas agrícolas, pois suas sementes ficam protegidas das contaminações que costumam ocorrer em outras áreas menos frias. Hokkaido deve ter as mesmas condições favoráveis e, além de suas amplas planícies, possui algumas montanhas que chegam a mais de 1.000 metros de altitude.

Tudo isto ajuda, fora o inverno extremamente rigoroso quando as atividades culturais são mais intensas, a vida de grande qualidade, apreciada por estes estrangeiros. Deve-se lembrar de que os ainus japoneses sempre viveram, e bem, em Hokkaido. Algo semelhante ocorre no Nordeste brasileiro, onde muitos estrangeiros procuram fugir das vidas rotineiras e estressadas, como da Europa, para encontrar a alegria de viver.

Em Niseko está se desenvolvendo um turismo de alta qualidade, com hotéis com arquitetura avançada e estruturas preparadas para receber turistas do mundo todo, principalmente os que procuram locais diferenciados. Está se desenvolvendo uma gastronomia de alto nível, com a presença de criativos chefs de elevado padrão, mal comparando com o que já acontece no Noma, em Copenhagem, considerada a melhor do mundo.

No outro extremo, na Amazônia está se desenvolvendo hotéis flutuantes de elevada qualidade também para receber turistas internacionais de alto nível. Os seres humanos estão procurando novidades que mantenham a sua qualidade de vida.

Os sul-americanos residentes no Japão também poderiam pensar em atividades criativas como estas que certamente são rentáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: