Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Avião Francês Para a Defesa Brasileira

27 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Muitas pessoas não entendem por que o Brasil necessita comprar aviões militares de caça para a sua defesa havendo muitos que desejam fornecê-los. Sempre se noticiou que os franceses estavam na frente dos seus concorrentes, mas os seus preços são mais elevados, ainda que comprometidos com a transferência de sua tecnologia para os brasileiros. O avião seria o Rafale, da Dassault, que acaba de ser apresentado no salão do Le Bourget, o mais importante evento mundial da indústria de aviação do mundo, segundo o jornal francês Le Figaro.

Segundo as notícias que circulam no Brasil, os franceses chegariam ao preço dos seus principais concorrentes. O Brasil necessita destes caças militares, pois os Mirages que vem utilizando e ainda restantes estão obsoletos. Com as fronteiras internacionais e as necessidades de defesa das áreas do chamado pré-sal na plataforma marítima, o Brasil precisa estar em condições de sua defesa, pois estas áreas podem despertar cobiças internacionais, dada a sua importância no fornecimento futuro de petróleo e gás para o mundo.

Este novo modelo do Rafale é o mais novo, sendo que os anteriores estão sendo utilizados pelos franceses nos recentes ataques à Líbia, mostrando que estão atuantes em missões consideradas importantes para a comunidade internacional. Já existe um entendimento preliminar que foi estabelecido pelo presidente Lula da Silva durante a sua gestão com o seu correspondente francês, Nicolas Sarkozy, comprometendo-se com a transferência tecnológica.

Mas os demais concorrentes internacionais estão ativos, pois estes interesses vão além dos comerciais, pois o Brasil pretende produzir inicialmente uma parte destes aviões militares, e no futuro de forma completa, pois, além de sua defesa, poderá voltar a ser um importante fornecedor internacional de equipamentos da mais avançada tecnologia. As dificuldades que a Embraer enfrentou no passado com os Estados Unidos, quando de venda de seus aviões para vizinhos sul-americanos, deixaram preocupações com estas possibilidades. Existem outros europeus com preços convenientes, mas sua utilização não é tão tradicional como dos franceses.

Como em todas as feiras internacionais, muitos outros fornecedores também fizeram demonstrações dos seus novos modelos, sendo que a Airbus anunciou vendas recordes, superando em muito a Boeing, apesar das dificuldades econômicas mundiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: