Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Juros Discrepantes no Brasil

10 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

O Banco Central do Brasil elevou novamente os juros do chamado Selic, que serve de base para os demais praticados no país, para a taxa anual de 12,25%, que descontada da inflação resulta em 6,8% ao ano, de longe a mais elevada do mundo. Um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, informa que o Brasil e somente outros nove países, entre 40 outros levantados, têm juros positivos, com base numa pesquisa e um gráfico elaborado pela Cruzeiro do Sul Corretora, basicamente para manter a inflação controlada. O juro brasileiro é cerca de cinco vezes mais alto que o segundo, que é do Chile.

grafico

grafico_01

Outro gráfico elaborado pela Idéias Consultoria mostra desde janeiro de 1945 até janeiro de 2011 a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna levantado pela Fundação Getúlio Vargas. A inflação vem ocorrendo por problemas nas contas externas ou em decorrência do que os economistas chamam de “choque de oferta”, ou alguma medida que provocou a queda da produção local, como alguns planos governamentais.

Slide6

Esta absurda disparidade do juro real no Brasil com relação aos praticados em outras economias decorre de alguns fatos, onde se destacam: os governos de diversas ocasiões, enfrentando problemas nas contas externas, tiveram que elevar brutalmente os juros internos para atrair com o seu diferencial recursos externos; eles sempre temeram a impossibilidade de geração de superávits fiscais para reduzir a dívida pública e as necessidades de captação de recursos para o seu financiamento, continuando a manter juros elevados; e, as instituições financeiras tiveram poderes para constranger as autoridades monetárias, mesmo com os prejuízos de outros setores da economia, como as indústrias, agriculturas e demais serviços.

Estes problemas estão sendo resolvidos: o Brasil conta com um superávit das contas externas que permitem uma acumulação expressiva de reservas em moeda estrangeira, acima de US$ 330 bilhões; os déficits públicos vêm sendo reduzidos em seus patamares ao longo do tempo, como pode ser constatado nas linhas em vermelho no gráfico abaixo.

Slide12

O que pode se constatar é que o governo atual está consciente destes problemas, e mesmo que venha elevando ainda os juros em níveis abaixo do desejado pelo setor financeiro, a sua tendência é para a redução no futuro próximo, ao mesmo tempo em que a inflação também se reduzirá.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: