Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Presença Crescente dos Asiáticos na Europa

20 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , ,

Mesmo com o mongol Genghis Khan tendo criado no seu império que ia da China até a Europa, introduzindo o correio, a imunidade diplomática e criado o mercado comum com isenção tributária já na sua época, ele foi considerado pelos europeus como um bárbaro sanguinário. Recentemente, mesmo com a ascensão dos países asiáticos emergentes, parece que está aumentando o fluxo daqueles que nasceram na Ásia em todo o mundo, como parte da globalização, que não se efetua somente com mercadorias e recursos financeiros.

Ainda que existam resistências, o fluxo de imigrantes de países mais pobres para os mais desenvolvidos vai continuar ocorrendo, legal ou ilegalmente. Se a emigração fosse totalmente livre, estes desequilíbrios mundiais na distribuição de renda pessoal poderiam ser reduzidos. A Europa, mesmo com a crise econômica, continua recebendo os asiáticos, africanos e sul-americanos, tanto para um trabalho mais modesto como até empresários de grandes e razoáveis portes, mas principalmente de pequenos.

CHINA-ECONOMY-UNEMPLOYMENT496540320110328082147111632o

Presença de chineses, indianos e vietnamitas cresce na Europa

Sempre existem os destaques, e os grandes centros financeiros e comerciais do mundo atraem os chineses que possuem uma tradição que vem deste da Rota da Seda. Em Frankfurt, impressiona o aumento da presença de chineses, com a redução relativa dos japoneses. Tanto nas pequenas atividades de comércio, como empregados, mas também como empresários, visando inicialmente seus compatriotas que estão viajando para o exterior.

Na França, que já foi uma metrópole mantendo suas colônias, nota-se o aumento de vietnamitas, que por ter sido ocupada pelos franceses, muitos têm domínio do idioma francês. Nota-se que, além de estarem absorvendo empresas que já fogem do aumento dos custos da mão-de-obra na China, avançam pelo Sudeste Asiático, com destaque no Vietnã, considerado o novo tigre asiático.

Verifica-se que estão exercendo atividades em hotéis e outros estabelecimentos com melhores qualificações com os turistas estrangeiros, pois já foram ocupados pelos ingleses, franceses e norte-americanos, com os quais tiveram contatos. E a culinária deles, próxima da tailandesa, está entrando em moda no mundo.

Apesar dos vietnamitas serem considerados jeitosos, é preciso lembrar que são grandes lutadores, ganhando guerras com poderosos ocupantes. Sua economia começa a despontar na região, sendo uma importante fornecedora de café na economia mundial.

Aqueles que imaginarem que as vietnamitas estão trabalhando como escravas sexuais, como algumas outras asiáticas, podem estar muito enganados. Vão acabar se destacando pelas atividades intelectuais, pois costumam serem mais estudiosas, menos comerciantes. Mas, para se sustentarem, precisam trabalhar e o fazem de forma dura, inclusive em atividades modestas.

Já existem muitos tradicionais hindus na Europa se destacando em atividades acadêmicas, grande comércio, bem como modestos estabelecimentos, com sua culinária reconhecida. Nem todos fazem uma correta ideia da diversidade de suas culturas regionais, que estão trazendo para a Europa.

Os japoneses estão reduzindo a sua presença, tanto como imigrantes como turistas. O mesmo parece estar acontecendo com os sul-americanos, notadamente os brasileiros, que se destacam na música, mas também em atividades de triste fama, ocupando espaços em conhecidos bosques na França ou na Itália.

Existem mobilidades destes imigrantes, até se ajustarem a uma localidade, sendo que a Austrália e o Canadá estão absorvendo muitos destes novos imigrantes, sempre com destaque para os asiáticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: