Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Comentada por Henry Kissinger

7 de julho de 2011
Por: Naomi Doy | Seção: Cultura, Livros e Filmes | Tags: , , , | 4 Comentários »

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1973 e laureado recentemente pela Ásia Society, em Washington, Henry Kissinger esteve em Beijing em fins de junho. Como convidado do Instituto de Assuntos Estrangeiros da China, participou de vários encontros públicos e privados comemorativos por seus trabalhos pela aproximação entre o Ocidente e a Ásia ao longo de 40 anos. Kissinger falou também sobre o lançamento do seu mais recente livro, On China.

O livro nos dá criteriosos e detalhados pareceres sobre as relações sino-americanos durante os anos em que Kissinger serviu como conselheiro político, formal ou informal, para todos os presidentes americanos, desde Kennedy e Johnson, e se encontrando com quatro gerações de líderes chineses: Mao Zedong, Zhou Enlai, Deng Xiaoping e Jiang Zemin. Kissinger, que era conselheiro para Assuntos de Segurança Nacional do presidente Richard Nixon, e mais tarde seu secretário de Estado, reconta os momentos memoráveis das 48 horas que ele passou em Beijing em julho de 1971, durante a sua secreta missão para quebrar o gelo nas relações China-EUA, e que culminaria com a histórica visita de Nixon à China em fevereiro de 1972.

470_kissinger_ap_110618on-china

Embora tenha conquistado a amizade e o respeito de Mao como ninguém no Ocidente, Kissinger fala com especial simpatia de Deng Xiaoping. Chama-o “o indestrutível Deng” e considera que foi ele quem abriu a moderna China para o mundo, e iniciou as reformas para a China reivindicar seu reconhecimento internacionalmente e, mais tarde, economicamente. Esta é uma leitura para quem queira se aprofundar nos conhecimentos sobre a China, e compreender tanto a sua história passada como o seu futuro, e o vínculo desse futuro com o futuro globalizado – dentro do qual o Brasil está fortemente inserido.

Fornece-nos relatos detalhados e reavalia suas muitas conversações com Mao, Zhou, e, sobretudo com Deng Xiaoping – através de mais de 50 travessias do Pacífico que fez para ir à China. Kissinger tenta compartilhar com o leitor seu pensamento de como chineses e americanos lidam seus problemas e como isso refletiu na interação real entre a China e os EUA. Explica por que essa interação é tão crucial para a paz e o progresso mundial, e como ambos os lados precisam ajustar seu pensamento tradicional e histórico para novas necessidades, para que se possa evoluir de simples gerência de crises para um senso maior, de comunidade.

Kissinger apresenta um extenso estudo da política externa e interna chinesa com observações agudas sobre a mentalidade e a cultura chinesas, principalmente no contexto de política exterior e estratégia militar. No capítulo inicial – A Singularidade da China -, o autor apresenta fatos para sustentar sua ideia de que a China é uma milenar civilização orgulhosa de sua própria cultura, que nunca sentiu necessidade de aprender com outros países. Pelo contrário, acha que os outros é que deveriam aprender com ela. Por causa dessa determinação, a China relutou em se abrir para o Ocidente e começou a ficar para trás, econômica e militarmente.

No decorrer dos muitos encontros, Kissinger enxergou as intricadas nuances que, no começo, dificultavam a aproximação e o “casamento” das ideias. Os negociadores chineses usavam a diplomacia para tecer juntos elementos político-militar-psicológicos num único esquema – diplomacia significa a elaboração de um princípio estratégico. Enquanto que a visão prevalente no meio do corpo político americano enxergava a força militar e a diplomacia como fases distintas de ação, essencialmente separadas. As dificuldades iam muito além de simples diferenças culturais. Kissinger apresenta tais contrastes ilustrando com jogos intelectuais que refletem cada civilização: através das diferenças de estratégia nos jogos do milenar wei qi chinês (goh japonês), estratégia do cerco, e do xadrez, estratégica de vitória total. Pensadores chineses desenvolveram o pensamento estratégico que colocavam a vitória através de vantagem psicológica e evitavam o conflito direto. A figura decisiva nessa tradição é conhecida por todos nós como Sun Tzu, autor do tratado A Arte da Guerra. Vale a pena conhecer as reflexões de peso que Kissinger faz destes contrastes.

Mais do que na política e desenvolvimento do Pensamento de Mao durante os anos da implantação do comunismo, Kissinger se foca na política externa chinesa durante a guerra da Coreia, a crise de fronteira com a Índia, e as cruciais tensões com a União Soviética. A parte realmente criteriosa do livro consiste no estabelecimento das relações diplomáticas sino-americanas em que Kissinger se engajou pessoalmente. Ele faz um alerta ao desejo americano de querer impor sua moral democrática a um país que considera sua soberania de suprema importância. É preciso conhecer o passado da China para entendê-la e ser entendido por ela, para se achar o equilíbrio que poderá evitar duas superpotências a vir se chocar de frente. Esperar que a China abrace a democracia em futuro breve é tolice, pondera o autor. Saindo ela própria de penosas guerras e revoluções, a China não quer guerra nem vingança. Ela simplesmente quer que o povo chinês diga adeus à pobreza e desfrute uma vida melhor.

Em meio à celeuma que provoca, e centro das tendências políticas e econômicas mundiais, O País do Meio (Zhongguo) mantém a fleuma e se pergunta, “Por que o mundo teme o crescimento da China? Deveria começar a se preocupar se a China parasse de crescer”.


4 Comentários para “China Comentada por Henry Kissinger”

  1. Kazuhiro Kurita
    1  escreveu às 19:00 em 7 de julho de 2011:

    Parabéns pelo artigo. Uma dica preciosa.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:49 em 7 de julho de 2011:

    Caro Kazuhiro Kurita,

    A Naomi Doy conseguiu captar muito bem o que Kissinger expressou num livro que é um calhamaço duro de ser digerido.

    Paulo Yokota

  3. Paulo Roberto de Almeida
    3  escreveu às 19:55 em 14 de novembro de 2011:

    Como diversas outras obras de Mister K, a despeito do brilhantismo dos argumentos, do rico embasamento histórico e da contextualização político-estratégica, este novo livro do ex-Secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional dos EUA constitui um exercício de auto-congratulação (self-praise) e de justificação de suas próprias políticas. Neste livro, inclusive, o êmulo de Metternich se atém a seu padrão habitual de argumentação diplomática, que consiste em assegurar o equilíbrio das grandes potências via convivência pacífica e equilíbrio de poderes, segundo objetivos essencialmente conservadores da ordem global. Ele não parece se interessar pelos direitos humanos e pela democracia, interessado bem mais em conquistar a confiança dos líderes chineses para ter acesso privilegiado a essa alta cúpula, demonstrando toda sua compreensão com o que constitui, em última análise, um regime despótico. Mas, o mesmo ocorria com a finada União Soviética.
    Em perspectiva histórica, um dirigente mais focado em certos aspectos morais das relações internacionais, como o (aparentemente) rústico Ronald Reagan, fez mais para a mudança de padrões — e finalmente num sentido mais positivo — e para o avanço das boas causas humanitárias do que o “intelectual” Henry Kissinger, um realista frio (e passavelmente cínico) da diplomacia das grandes potências.
    Em essência, ele é um conservador, ou seja, um tolerante com as piores ditaduras, desde que a ordem seja mantida. Sem dúvida alguma, um digno sucessor intelectual de Metternich.
    Paulo Roberto de Almeida

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 22:12 em 14 de novembro de 2011:

    Caro Paulo Roberto de Almeida,

    Obrigado pelos comentários e seus pontos de vista. Acredito que Kissinger como outros que promoveram a abertura para o Leste precisam ser avaliados nas épocas em que fizeram seus grandes trabalhos. Estabelecer o intercâmbio com os que pensam de forma diferente parece relevante e não tentar arrasar como os chamados cristãos fizeram com os infiéis nas chamadas cruzadas. E acredito que se faz o que podem e não o que se quer. Se os norte-americanos, apesar das promessas de Barack Obama, continuam mantendo Guantanamo, ao arrepio do que se aceita como pensamento do Tribunal de Haia, acredito que existe ainda um radicalismo de parte a parte. A política externa brasileira que conversa com o Irã e com Cuba parece importante no mundo, como quando conversamos com Sadam Hussen e Kaddafi. Acredito que o mundo árabe, por exemplo, cuja civilização vem desde a Mesopotania e do antigo Egito, ou da China, Índia e Manchuria quando a Europa ainda vivia como os indígenas brasileiros antes de 1500, merecem um pouco de consideração, ainda que não tenhamos que concordar hoje com seus valores.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: