Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Danças de Rua Com Favelados São Apresentadas no Japão

21 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, webtown | Tags: , | 2 Comentários »

Num artigo publicado pelo The Japan Times, escrito pela Eriko Arita, informa-se que na competição destas apresentações no Kanagawa Arts Theatre em Yokohama, a partir de 30 de julho próximo, um grupo francês chamado Compagnie Käfig, fundado pelo coreógrafo de hip-hop Mourad Merzouki apresentará dois trabalhos, com um grupo de dançarinos brasileiros. Um com o título Agwa, que vem das palavras água e water, e outro com o título Correria.

Diferente dos demais grupos, todos os dançarinos são moços jovens, em torno dos 20 anos, autodidatas, que cresceram nas favelas. Segundo o diretor da companhia numa entrevista, a razão para eles dançarem é que eles cresceram num ambiente difícil, e se tornaram formas de fugir desta situação, e suas apresentações são fortes e chamam a atenção.

agwa

Dançarinos brasileiros de hip-hop da Companhia Käfig no espetáculo Agwa. Foto: Michel Cavalca

O diretor considerou o uso destes dançarinos em 2006, quando o diretor do Biennale de la Dance de Lyon, Guy Darmet falou do talento deles após uma visita ao Brasil. Com isto, ele incorporou este grupo de jovens na sua equipe. Agwa fez sua estreia em 2008 na Biennale de la Danse de Lyon, e desde lá o grupo ganhou notoriedade, apresentando-se em muitos locais na França, incluindo o Theatre National de Chaillot, em Paris. Ele queria um tema universal, que saísse do estereótipo do samba e futebol.

No Agwa, os dançarinos usam copos plásticos transparentes, com movimentos fluentes, algumas vezes com conjuntos de 11 copos, acompanhando o ritmo da percussão. Eles fazem um conjunto de outras manobras.

No Correria, é como estivessem no cotidiano de suas vidas, envolvendo movimentos acrobáticos e dinâmicos, mostrando não só o talento dos artistas como suas capacidades físicas. Algumas coisas que o diretor aprendeu em Lyon quando criança em atividades circenses estão presentes, e já as apresentou na televisão. Ele vê uma similaridade entre os movimentos acrobáticos com o hip-hop, criado pelos afro-americanos nos Estados Unidos nos anos setenta, que chegaram à França nos anos oitenta.

A companhia com o nome Käfig, que significa gaiola em Arábico, já apresentou deste então mais de 1.000 espetáculos em 250 cidades em todo o mundo. Parabéns aos jovens favelados do Rio e a companhia francesa, que leva um pouco da alegria brasileira para o Japão.


2 Comentários para “Danças de Rua Com Favelados São Apresentadas no Japão”

  1. | Momento Asia
    1  escreveu às 00:14 em 22 de julho de 2011:

    […] a pena conferir este post de Paulo Yokota, em seu site Ásia Comentada, sobre apresentações artísticas de favelados no […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:40 em 23 de julho de 2011:

    Agradecemos a recomendação.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: