Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

É Nadeshiko Japan!

18 de julho de 2011
Por: Naomi Doy | Seção: Notícias | Tags: , , , , , | 16 Comentários »

Eletrizante, embate digno de final mundial. Nenhuma das duas equipes entregando os pontos, mas os EUA sempre na dianteira. O Japão persistiu, empatou duas vezes (regulamentar e prorrogação), finalmente decidido nos pênaltis (3×1 para o Japão). Qualquer das duas podia ser campeã. Mas o dia era das japonesas, elas pareciam estar fadadas a vencer. É o que o técnico da Suécia, Thomas Dennerby, também disse após Japão 3 x 1 Suécia, na semifinal: “Esta noite era impossível derrotá-las; elas estavam muito determinadas para vencer”.

Norio Sasaki, técnico do Nadeshiko Japan – como a seleção feminina é chamada carinhosamente no Japão, vem preparando a ascensão do time já há alguns anos. Quando terminou em 4º lugar na Olimpíada de Beijing, em 2008, ele considerou que isso estava dentro das pretensões do Japão. Mas ambicionava metas melhores, e após vencer as gigantes (em técnica e altura) alemãs e suecas, Sasaki ponderou que, apenas fazendo o que sabiam, era possível ganhar das poderosas americanas. O que elas sabiam e treinaram muito: tática de bolas baixas, foco total no controle da bola, jogadas ensaiadas de passes rápidos e certeiros, olho na posição de cada colega. E acima de tudo, espírito de equipe, todas tinham que se envolver igualmente. Estudaram a rapidez dos jogadores do Barcelona, e, para a final com as americanas, observaram o modo como elas jogavam focadas muito de “olho na bola”. Sasaki diz que procurou tirar proveito disso, com chutes rápidos e precisos em direção de parceira inesperada, mas atenta.

selecao-feminina-japao-300x203Dianthus_superbus_subsp_longicalycinus1

O nome Nadeshiko foi escolhido por votação pública, em 2004 – quando a Japan Soccer League decidiu alavancar o futebol feminino, aproveitando que o esporte estava se popularizando no país. Nadeshiko é espécie de cravo – uma cravina selvagem nativa que floresce nos campos, escarpas e beiras de rios no Japão. É um dos sete arbustos que simbolizam o outono no país. Em cores rosa ou branca, suas pétalas frisadas são delicadas, embora a haste seja firme e sobreviva a chão duro e intempéries. Tem perfume sutil, mas penetrante. Durante a II Guerra, o governo militarista treinava também as mulheres na retaguarda para que elas pudessem se defender em caso de agressão inimiga. A expressão yamato nadeshiko foi cunhada então para expressar a mulher japonesa idealizada: graciosa e delicada, mas forte no íntimo, que não soçobra a infortúnios. Yamato é o nome antigo do Japão.

Nos EUA, uma família típica americana deve ter ficado dividida entre torcer pelas americanas, ou por Homare Sawa, a veterana capitã (32 anos) da equipe japonesa. Atraída desde menina pelo futebol, Homare enfrentou muitos preconceitos e dificuldades para praticar o esporte, então considerado “só para meninos”, como a brasileira Marta. Classificar o time em 4º lugar nas Olimpíadas de Beijing foi a consagração para Homare e equipe. Nesse ínterim recebeu muitos convites para jogar como profissional. Entre outros, no time do clube Washington Freedom, de Washington, DC, onde ficou dois anos, morando na casa da família de David Johnson, em subúrbio da capital americana. A Sra.Johnson fala com carinho de Homare: “Muito disciplinada, tenaz e meiga, é um grande exemplo para meus filhos”. Estes adoravam bater bola com Homare, no quintal gramado. Eles enviaram e-mails antes da Copa começar, desejando boa-sorte e que Homare fosse eleita a melhor jogadora do torneio.

O kanji (ideograma) homare significa “honra e glória”. Mas seu pai aglutinou dois ideogramas diferentes para o nome da filha, combinando com o sobrenome da família, Sawa = vale, campo irrigado. Assim, ho = espiga (de arroz), e mare = raro, excepcional. Augurando “campo de colheita excepcional”.

Homare Sawa, artilheira do torneio com 5 gols, foi escolhida melhor jogadora da Copa e, como capitã, ergueu a taça de campeãs. Ela e suas companheiras do Nadeshiko Japan conseguiram um feito excepcional, sem precedentes para a história do futebol japonês. São verdadeiras yamato nadeshiko e homare (honra e glória) do país.


16 Comentários para “É Nadeshiko Japan!”

  1. Olavo Alves
    1  escreveu às 13:42 em 18 de julho de 2011:

    Primeiramente, parabéns para a seleção japonesa de futebol, que conquistou um título que nem o Brasil possui. Por fim, digo que assisti ao jogo dos EUA contra o Japão, pois nunca levei fé no técnico Mano Menezes. Aliás, Fred, Elano e cia. deveriam aprender a bater penalidades com as atletas nipônicas.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:30 em 18 de julho de 2011:

    Caro Olavo Alves,

    Os japoneses estão comemorando muito o evento, com a maioria dos jornais soltando edições especiais. Elas, merecidamente, passaram a ser as herois nacionais, num período em que os japoneses sofrem muito com os desastres naturais. As brasileiras também tiveram um pouco de falta de sorte.

    Paulo Yokota

  3. Raphael
    3  escreveu às 17:42 em 18 de julho de 2011:

    Sr. Yokota, saiu uma reportagem que mostra a popularidade tanto das Nadeshiko como do Twitter no Japão.

    http://www1.folha.uol.com.br/tec/945133-final-da-copa-do-mundo-feminina-quebra-recorde-do-twitter.shtml

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 18:27 em 18 de julho de 2011:

    Caro Raphael,

    Realmente, no Japão houve uma manifestação inédita com a conquista destas meninas, que mostraram que nunca se deve desistir. Os meios eletrônicos são muito utilizados no Japão.

    Paulo Yokota

  5. Paulo Ramos
    5  escreveu às 19:17 em 18 de julho de 2011:

    Os nossos jogadores deveriam aprender a ter a humildade das jogadoras de futebol do Japão.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 17:20 em 19 de julho de 2011:

    Caro Paulo Ramos,

    Obrigado pelo comentário. Também existem no Brasil alguns abnegados.

    Paulo Yokota

  7. Alyson do Rosário Junior
    7  escreveu às 19:27 em 18 de julho de 2011:

    Pois é! O Japão é um país rico e seus dirigentes esportivos tomaram a decisão de criar um futebol feminino de verdade por lá. Foram aplicados e com determinação e tempo o resultado esta aí. Que sirva de lição aos dirigentes brasileiros que não dão valor ao nosso potencial, num país de poucos ricos e multidões de miseráveis e mal alimentados. Qualquer dia a seleção masculina japonesa leva a Copa do Mundo, talvez nos próximos 10 anos!

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 17:22 em 19 de julho de 2011:

    Caro Alyson do Rosário Junior,

    Obrigado pelo comentário, mas devemos evitar as generalizações. O Brasil vem surpreendendo o mundo com a melhoria na distribuição de renda, mas temos que aprender muito em matéria esportiva.

    Paulo Yokota

  9. Juliana Gomes
    9  escreveu às 14:07 em 19 de julho de 2011:

    Jogo sensacional! A minha irmã adora futebol e gravou! Vi ontem e adorei a partida!

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 17:26 em 19 de julho de 2011:

    Cara Juliana Gomes,

    Parte das repercussões mundiais sobre este feito das jogadoras japonesas está postador em outro artigo nosso. Obrigado.

    Paulo Yokota

  11. Tiago
    11  escreveu às 20:15 em 19 de julho de 2011:

    São as loirinhas vilkings a as asiáticas que dão o show de bola, top 10 da FIFA.

    Inclusive nós precisam elogiar mais nossa seleção. Jogaram muito bem contra o Paraguai, mas infelizmente na disputa de pênaltis o fator psicológico também conta. Não é fácil ter um fardo nas suas costas.

    A seleção brasileira tanto masculina quanto feminina e ainda mais a japonesa, todos estão de parabéns.

  12. Paulo Yokota
    12  escreveu às 21:21 em 19 de julho de 2011:

    Caro Tiago,

    Obrigado pelos comentários. Sobre os pênaltis os adversários também sofreram as mesmas condições. Futebol é um esporte que cada um tem suas idéias.

    Paulo Yokota

  13. hiro
    13  escreveu às 00:51 em 29 de agosto de 2011:

    É muito bonito relembra esse feito historico das nadeshiko Japan especialmente por que quem diz apoiar o futebal feminino nem sabia que a China não ia particitar do mundial e dizer que a China era umas da favoritas ao titulo … É Luciano do Vale, o Japão era o time da Asia cabeça de chave. Falar da Marta é facil, mas estudar os times que iam participar do mundial parecia dificil. Sawa é a melhor jogadora do mundo, não a Marta …

  14. Paulo Yokota
    14  escreveu às 19:07 em 29 de agosto de 2011:

    Caro Hiro,

    Futebol é um esporte controvertido, e pelas suas surpresas é sempre interessante. Precisei editar o seu texto que estava muito difícil para entender oque V. pretendia dizer.
    `
    Paulo Yokota

  15. hiro
    15  escreveu às 15:02 em 8 de setembro de 2011:

    Parabens para as Nadeshiko Japan pela classificação para olimpiadas 2012 … Nadeshiko Japan rumo ao ouro em Londres…

  16. Paulo Yokota
    16  escreveu às 18:48 em 8 de setembro de 2011:

    Caro Hiro,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: