Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nippon Steel Acelera a Produção de Titânio

6 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , ,

O jornal econômico japonês Nikkei noticiou que a Nippon Steel, numa colaboração com a Toho Titanium, desenvolveu uma nova tecnologia que encurta o prazo para a produção de chapas de titânio em cerca de 20%. Os especialistas sabem que estes titânios estão com seus consumos em crescimento, dada a facilidade de produção de muitas peças, até as de grande porte, que são utilizadas na indústria aeronáutica, substituindo grande número de outras, reduzindo os custos de produtos de alta tecnologia. São produtos leves e resistentes, devendo ser utilizados num grande número de outros produtos.

O artigo do Nikkei destaca a sua utilização em componentes de automóveis e nas usinas de dessalinização de águas marítimas para os tornarem consumíveis pela população, onde ela é escassa. O novo processo, segundo os produtores, economiza uma fase da produção, pois permite a sua utilização direta na produção de peças.

clip_image001

A nova tecnologia pula etapas da produção de placas de titânio.

Ainda que nem todas as possibilidades de utilização possam estar claras, estes produtos são estratégicos para as explorações em altas profundidades, no mar, em projetos como o do pré-sal ou para a exploração das reservas de metais raros no Pacífico localizado pelos japoneses.

O fato concreto é que estas descobertas tecnológicas se somam a muitas outras que vão tornando muitas indústrias competitivas, com novos materiais empregados na produção de componentes importantes para diversos setores industriais. Os desafios que estão se apresentando com novos projetos em condições de atuação adversa, como no caso do pré-sal e dos metais raros, indicam que o conjunto de desenvolvimentos tecnológicos vai tornando estas atividades mais viáveis, contribuindo para resolver problemas complexos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: