Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Recentes do Japão

14 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Todos os estrangeiros que visitam o Japão ficam impressionados como os japoneses, principalmente os jovens, utilizam aparelhos eletrônicos de todos os tipos, inclusive dentro dos metrôs. Eles, que evitam encarar as demais pessoas por considerarem uma invasão de privaticidade, acabam lendo livros, jornais ou utilizando equipamentos eletrônicos, como os jogos. Agora o site Daily Yomiuri Online informa que os e-books estão se tornando populares neste verão do Japão.

Existem 150 exibidores na 16ª e-Book Expo Tokyo, quase o dobro dos que participaram do evento no ano passado. Panasonic, Rakuten, Fujitsu, Toshiba, Sony, todos procuram colocar os seus produtos, contando com entendimentos com editoras como a Kodansha, Shinchosha e Gakken, entre outras.

DY20110714101106740L0

Está se tentando uma unificação do padrão tecnológico, com a Sony estabelecendo uma parceria com a Rakuten, Kinokuniya e a Panasonic para esta finalidade. Como se sabe que os japoneses leem muito, se espera um verdadeiro boom saudável neste mercado.

Outra notícia alvissareira é do Nikkei, que fala da adoção de um padrão único para o crescimento do mercado de casas inteligentes, ou smart houses. A Sumitomo Forestry, pelo seu presidente Akira Ichikawa, informou que a Toshiba, KDDI e outras oito empresas líderes estabeleceram um grupo para unificar o padrão para a tecnologia chave para controlar as casas inteligentes.

Nni20110713D13JFA05110546Nni20110714D14JFA01110697

Akira Ichikawa. Edifícios amigos do ambiente, da Daiwa: expectativa de 30% de economia elétrica

Isto se deve a popularização destas casas para a próxima geração. Os entendimentos da Sumitomo com a Toshiba, utilizando casa de madeira que emitem menos carbono, devem acelerar a popularização destas casas inteligentes.

Finalmente, a J.Front anunciou, segundo o Nikkei, o plano de remodelar parte do bairro de Ginza, construindo um edifício de 12 andares ao redor de onde se situa hoje a loja de Departamento Matsuzakaya. O prédio será altamente resistente aos abalos e contará com um jardim na sua cobertura.

ginza-crossing--stock1142

Um grupo de 13 proprietários, incluindo a J.Front e a Mori Building, propuseram um plano às autoridades metropolitanas de Tóquio para remodelar a região, que tomará a decisão ainda este ano, para obras que devem estar concluídas em 2013.

Tudo isto mostra que, mesmo com as dificuldades por que passa a economia japonesa, formas criativas de investimentos e inovações estão andamento, aumentando as esperanças de um Japão renovado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: