Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Informações Diferenciadas da China

8 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Gastronomia, Turismo, webtown | Tags: , ,

O jornal China Daily fornece uma ampla gama de notícias que vai muito além do aumento da importância econômica e política do País do Meio. Um artigo de Yu Wentao informa sobre um novo livro com fotos e informações sobre a Cidade Proibida. Com magistrais fotos de Li Shaobi, tiradas ao longo de duas décadas nas quatro estações do ano, e pinturas de Jiang Guofang que começaram a ser elaboradas em 1987. Ele está em inglês, editada pela Foreign Languages Press, na China.

O Palácio ficou mais conhecido no mundo pelo filme de Bernardo Bertolucci, “O Último Imperador”. Os que o visitaram sabem da grandiosidade deste lugar que é dos mais procurados pelos turistas chineses e estrangeiros. Muitos outros filmes e livros divulgaram esse maravilhoso conjunto, o principal da capital Beijing.

0013729e47710fa5813d2b

Fotos de Li Shaobi e pinturas de Jian Guofang (abaixo) publicadas no China Daily

bc305ba24a510fa5cfcf1a

Construído em 1406 por Zhu Di, imperador da Dinastia Ming, era proibido para visitação até a abertura da China, ficando restrita ao uso do Imperador e sua ampla corte cercada por uma multidão de servidores eunucos, inclusive por uma burocracia formada pelos mandarins. Hoje é um museu, restaurado, com muitos dos objetos que lá eram utilizados. Certamente, é um dos mais importantes patrimônios da humanidade, que extrapola a própria China.

Num outro artigo de Ye Jun, informa-se das novas facetas da gastronomia cantonesa, a mais conhecida no mundo como parte da rica e variada cozinha chinesa. O autor visitou o Heng Shan Catonese Cuisine, em Guangzhou, que está instalado de forma esplêndido, nada parecido com a imagem usual dos modestos restaurantes chineses, com um rico decor. Com todo o luxo, ele imaginava que os seus preços seriam astronômicos, pois sempre fôra como convidado, mas num grupo de quatro pessoas, num jantar complexo e excelente não gastaram mais de US$ 78, apreciando dois pratos frios, seis quentes, mais a sopa, uma cerâmica de arroz com linguiça preservada e chá.

00221917e13e0f95933d4300221917e13e0f95932040

Fotos de Ye Jun de prato e salão do Heng Shan, publicadas no China Daily

A sopa, segundo o autor, de feijão verde, frango e porco tinha um sabor natural e suave. Eles ficaram um longo tempo aquecido pela riqueza da sopa. Ainda receberam as carnes e a raiz de lótus usados, separados da sopa. No prato frio, um conjunto de espinafres temperados era um bom começo, e o clássico de Xangai de tipos de bolinhos eram imperdíveis e doces. Peles de porco estavam crocantes com as carnes macias, acompanhados de dois molhos doces. Um prato que não atendeu as expectativas foi um frango que estava demasiadamente cozido, segundo o autor. Mas apreciaram os camarões grelhados servidos num vasilhame de madeira, com muito sabor. A cerâmica contendo peixe assado com gengibre e vieiras também impressionou, com alguns ossos bem tostados. Tiveram mais peixes no pote.

Finalmente, o pote de cerâmica com arroz atender as expectativas criadas pela sua fama. A linguiça preservada e o porco levemente salgado não transmitiram seu sabor ao arroz, e o platô veio sem as folhas de mostarda, que é a assinatura da cozinha cantonesa. Também servem os famosos dim sum, que são em porções para ajudarem os almoços e servidos também nos jantares. Só a descrição já dá água na boca.

Yan Yiqi descreve a Muralha da China, visita obrigatória daquele país, que conta com uma história de cinco séculos antes de Cristo, apresentando facetas diferentes nos vários trechos, ao longo dos seus 8.850 quilômetros. Cinco principais cidades podem acolher os turistas. Beijing possui oito trechos bem preservados, sendo o mais famoso o de Badaling, localizado a cerca de 70 quilômetros da capital, a primeira aberta para os turistas.

b8ac6f9374f60fa59fec32muralhamuralha01

muralha02muralha03

De Qinhuangdao, na província de Hebei, que sempre foi a passagem do Nordeste da China para o Centro Leste, pode se apreciar a vista da Grande Muralha para o oceano. Xianzhou, na província de Shanxi, onde foram travadas grandes e famosas batalhas, é rica em folclore. Yulin, na província de Shanxi, entre vistas de areias e gramados. E, finalmente, Dunhung, na província de Ganzu, por onde passa a famosa Rota da Seda, já no Oeste chinês.

Quem não conheceu a Muralha da China não pode afirmar que visitou o País do Meio, pois é a única obra humana que foi possível dos astronautas notarem da Lua.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: