Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento de Executivos Estrangeiros no Brasil

15 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um artigo publicado no The New York Times, escrito por Simon Romero com o auxílio de Myrna Domit, que está trabalhando em São Paulo, informa sobre o aumento da presença de executivos norte-americanos no Brasil. Acompanham a redução do dinamismo nos Estados Unidos e na Europa, enquanto o Brasil está atraindo as atenções do resto do mundo, mantendo um crescimento elevado, ao mesmo tempo em que melhora sua situação macroeconômica. Estes executivos e qualificados profissionais veem oportunidades no Brasil, inclusive com possibilidades como as abertas pelo pré-sal, com o aumento das demandas de engenheiros e outros profissionais qualificados.

O que eles constatam são os mesmos problemas que outros executivos, como os provenientes do Japão, estão sentindo. Nota-se o aumento recente destes profissionais junto com suas famílias. Eles se queixam da demora na concessão de vistos de trabalho, assunto que está merecendo as atenções das autoridades locais. Também se assustam com os preços dos imóveis, inclusive aluguéis que são bem superiores aos de cidades como Miami. Os custos das refeições feitas nos restaurantes também são mais elevados dos que os observados no exterior. Isto decorre em grande parte do real extremamente valorizado, e todos acabam se preocupando com a continuidade desta situação.

cedulas_real_novasPlataformaPetrolifera

Real valorizado e investimentos no pré-sal atraem executivos estrangeiros

Muitos executivos brasileiros que atuavam no exterior também estão retornando ao Brasil, pois as condições atuais estão melhores na economia brasileira, quando comparada com muitos outros países. Neste momento, o fluxo destes executivos acompanha os influxos de recursos financeiros, tanto de investimentos diretos como de suprimento de capitais financeiros, que necessitam de executivos no centro onde os investimentos estão sendo feitos, enquanto os tradicionais se tornaram a periferia deste processo.

Tudo indica que este é um processo que está aumentando a importância das economias emergentes, não se tratando somente de uma espécie de “bolha”. As condições para um desenvolvimento sustentável estão mais presentes, principalmente quando a melhoria na distribuição de renda está ampliando o mercado interno e local.

E não se trata somente do fornecimento de matérias-primas minerais ou agropecuárias, mas a necessidade de aumento da produção industrial local para atender os aumentos das demandas do mercado interno. Ainda existem necessidades de ampliações das infraestruturas, mostrando uma perspectiva de prazo mais longo. No entanto, há que se considerar a média de crescimento em torno de 5% do ano como uma tendência, sendo o mais alto registrado em 2010 como decorrente de um efeito estatístico.

Esta ampliação do emprego de profissionais qualificados é generalizada, não se concentrando somente em poucas posições. As correções de alguns custos elevados, tanto dos imóveis como dos restaurantes, também tendem a se acomodar, na medida em que o aumento da oferta acaba por eliminar os excessos.


2 Comentários para “Aumento de Executivos Estrangeiros no Brasil”

  1. De Wall Street a Brasil | Ciencias y cosas
    1  escreveu às 16:47 em 22 de junho de 2013:

    […] Aumento de Executivos Estrangeiros no Brasil […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:34 em 22 de junho de 2013:

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: