Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Citações de Celso Furtado Nos Pronunciamentos Oficiais

15 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , ,

Num artigo publicado hoje no Valor Econômico, Fernando Exman noticia que a própria presidenta Dilma Rousseff solicitou aos seus auxiliares a inclusão explícita do ilustre brasileiro Celso Furtado como expressão da independência com que o Brasil deseja formular o seu caminho do desenvolvimento. Muitos dos ensinamentos elaborados por este autor indicam a conveniência da industrialização para consolidar o mercado interno e estabelecer a primazia do interesse nacional.

Mas é preciso que se tome o devido cuidado, pois o seu livro “Formação Econômica do Brasil”, citado no artigo, é uma ótima formulação acadêmica e lógica de uma mente privilegiada que pouco tem de história, como ensinava a professora Alice P. Canabrava nas suas aulas na FEA-USP. E na formulação de política econômica como medidas para o desenvolvimento do Nordeste, ele propôs os incentivos fiscais que acabaram beneficiando uma exagerada intensidade de capital, quando os recursos disponíveis eram exatamente a abundância de mão-de-obra naquela região do país.

celso3ceslo

Portanto, os trabalhos de Celso Furtado citados poderiam ser outros dos muitos elaborados por este autor que depois de participar ativamente dos esforços de desenvolvimento econômico no governo Juscelino Kubitschek, acabou se retirando para a França.

Tudo indica que o que o governo Dilma Rousseff vem propondo é a utilização intensiva dos recursos humanos disponíveis, promovendo a erradicação da pobreza, dando prosseguimento à melhoria da distribuição de renda que foi perseguida pelo governo anterior e completando o trabalho que vinha sendo executado.

A industrialização, que depende também do cenário internacional, começa a ser perseguido com o seu plano Brasil Maior, mesmo com o câmbio valorizado e necessidade pragmática de redução paulatina dos juros. A competitividade da complexa estrutura industrial que o Brasil conquistou necessita ser preservada para a manutenção de empregos de qualidade para a população brasileira.

As diferenças regionais hoje são menos acentuadas que no passado, pois muitas áreas antes menos desenvolvidas vieram registrando crescimentos mais elevados que a média nacional, promovendo um descentralizado do crescimento da renda, até porque a agroindústria conseguiu um papel relevante, com a elevação da produtividade do setor rural.

Mesmo que inspirações passadas sejam sempre úteis, a política econômica brasileira precisa estar voltada ao futuro, e a melhoria das pesquisas e o desenvolvimento tecnológico são vitais para a melhor exploração dos abundantes recursos naturais e humanos deste país, com a maior eficiência possível.

O desenvolvimento sustentável que vem sendo conquistado pelo Brasil, ainda que não tenha um ritmo tão vistoso como o de alguns países asiáticos, vem se fazendo de forma sólida com o desenvolvimento de tecnologias adequadas para as diversas condições que se encontram, de forma diversificada, por todo o país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: