Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresário Japonês Vê Oportunidades no Brasil

11 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , , ,

Nni20110810D1008A01108454Numa nota publicada no jornal econômico japonês Nikkei, o empresário japonês Masami Iijima, chairman do Comitê Empresarial Brasil-Japão do Nippon Keidanren e CEO da Mitsui & Co. e que chefiou uma delegação de cem empresários do Japão para contatos com os brasileiros, mostrou-se impressionado com o que viu em Salvador, capital do Estado da Bahia. Ele notou que o Nordeste e o Brasil como um todo está se modificando, aparentando oportunidades como os que se observam na China. Ele afirmou que o Brasil sofrerá pouco com as atuais turbulências que se observam em todo o mundo, pois continua crescendo.

Ele informou que notou dificuldades na infraestrutura de transportes do país, fazendo com que os produtores rurais não possam se aproveitar das melhores oportunidades de vendas. A Mitsui & Co. é detentora de 100% do capital da Multigrain, que está atuando ativamente no agrobusiness, indo desde a produção de cereais em cerca de 100 mil hectares na Bahia, Goiás e Maranhão, bem como a sua comercialização e pretendendo ampliar suas operações. Tomou conhecimento das oportunidades de participação nos projetos de melhoria da infraestrutura de transportes no Brasil, notadamente ferroviária, que deverá ligar o Centro do País com o Norte, ao mesmo tempo em que permite o escoamento de parte da produção para o Leste.

Eles pretendem ter formas de acesso a outras terras cultiváveis, inclusive com parcerias com produtores brasileiros, pois a atual legislação não facilita a aquisição de imóveis rurais por grupos estrangeiros. Ao mesmo tempo, a Mitsui & Co. atualmente é uma das tradings japonesas mais dinâmica, liderando o consórcio que pode concorrer ao projeto de trem rápido entre Campinas/São Paulo/Rio de Janeiro, tendo como parceiros a Hitachi e a Mitsubishi Heavy, entre outras empresas, além da composição com grupos brasileiros envolvidos com a construção pesada.

A Mitsui & Co. é uma das maiores acionistas da Vale, pois tinha parceria com a MBR que foi incorporada nesta organização. Liderando o grupo empresarial japonês no Nippon Kendanren relacionado com o Brasil, ocupa uma posição estratégica no intercâmbio bilateral. Seria desejável que avançasse nos empreendimentos que permitam adicionar valor às commodities minerais e agrícolas com que estão operando, promovendo sua industrialização.

Com longa experiência nos trabalhos relacionados com o Brasil, a Mitsui & Co. conta com uma equipe de profissionais informados sobre as formas pelas quais pode incrementar suas operações, trazendo tecnologias e capital estrangeiro, e relacionamentos externos que tenham interesse nos produtos brasileiros. Seus presidentes vêm mantendo esta posição no Nippon Keidanren, tornando-se um importante interlocutor dos brasileiros.

A orientação com vem trabalhando no agrobusiness brasileiro difere substancialmente dos demais operadores internacionais, que deixaram as atividades agrícolas diretas, concentrando-se no fornecimento dos insumos agrícolas financiados, assegurando acesso à produção futura. O tempo dirá quem está com a estratégia correta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: