Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Revista Oficial Japonesa Divulgando o País Online

17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

201108coverO governo japonês está divulgando na revista online, Highlightin Japan, em inglês e japonês, aspectos relevantes sobre aquele país, com uma grande qualidade na sua apresentação. Neste mês de agosto, por exemplo, incluem matérias sobre os designs criativos utilizados pelos artistas e fabricantes, tendo como título “The Colors of Cool”, artigo ilustrado com fotos de elevada qualidade. Num outro artigo refere-se ao uso do yukata, tradicional kimono de verão, mais leve e informal, tanto usado pelas mulheres como pelos homens, principalmente quando em casa.

As campeãs mundiais de futebol feminino, as nadeshikos, como são conhecidas, as flores persistentes e graciosas, também mereceram uma cobertura. Os japoneses que são tradicionais consumidores de chá utilizam chaleiras que são feitas por séculos em uma escola de artistas, que leva o nome de Kikuchi Hojudo. O Museu de Arte de Aomori mereceu uma reportagem.

Muitos são os outros artigos de grande interesse que constam deste número, bem como os dos meses anteriores que também podem ser acessados pela internet, ainda que sejam em japonês e em inglês. Mesmo os que têm dificuldades nestas línguas podem utilizar os mecanismos de tradução como os da Google ou outros, ainda que não sejam perfeitos.

São facetas culturais de um país rico em patrimônios desta natureza, que enriquecem a vida de uma população, mas permanecem pouco conhecidas do resto do mundo. Aqueles que admiram o povo japonês pelas suas muitas qualidades contam com um meio adequado para tomar conhecimento dos aspectos atualizados, baseados numa acumulação de conhecimentos que vem ocorrendo ao longo de uma história milenar.

Esta cultura encontra-se em contato com o resto do mundo, enriquecendo com novas leituras efetuadas sob prismas variados, dentro de um dinamismo que não se encontra recentemente em outros países. Mostra que seu povo não está estagnado, mas evoluindo dinamicamente, tirando partido do melhor que possui.

É interessante que, além das muitas iniciativas privadas, o próprio governo se interessa na sua divulgação, dando suporte com instrumentos novos como o da internet, de forma que pode ser obtido por interessados sem nenhum custo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: