Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Economia da Índia Supera a do Japão em PPP

20 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O jornal The Times of India publicou um artigo de autoria de Rishi Shah informando que a economia daquele país, medido pelo chamado PPP – Poder de Paridade de Compra (ou seja, a cesta de produtos que pode ser adquirido com a moeda local em vez de usar o câmbio), estará ultrapassando a do Japão ainda neste ano de 2011, segundo Sunil Sinha, pesquisador-chefe da Crisil, uma organização da Índia que efetua estes estudos e elabora índices de rating. Evidentemente, está se falando no tamanho da economia global, pois, em termos per capita, a renda japonesa continuará bem superior à indiana.

A economia da Índia era a quarta do mundo em 2010, superada pelos Estados Unidos, China e Japão. O FMI estimava que a Índia e o Japão estariam quase juntos em 2011, mas os problemas de terremoto e tsunami prejudicaram a economia nipônica, enquanto a Índia deverá crescer de 7 a 8%. Se não fossem os desastres, estava previsto que a Índia superaria o Japão em torno de 2013-2014.

crisil_sme_ratingstoi_logo

A revista The Economist utiliza um índice baseado no Big Mac para verificar como anda a moeda de cada país pesquisado, e o da Índia, a rúpia, mostrou-se desvalorizada em 53% com relação ao dólar. Antes desta recente pesquisa, a elaborada pela empresa internacional PwC sugeria que a Índia ultrapassaria o Japão no próximo ano. Segundo o FMI, estima-se que a economia japonesa deva crescer 0,7% neste ano e a Índia 8,2%.

A Índia que recebia, no passado, ajuda do exterior, agora poderá ajudar a Europa junto com a China, a Rússia e o Brasil. Muitos países estrangeiros estão com expectativa de efetuar investimentos na Índia, cujo mercado interno continua crescendo.

Muitos analistas admitem que a Índia cresça de forma robusta e o continuará fazendo, prevendo-se até que venha a superar os Estados Unidos e a China, diante de sua estrutura populacional que conta com muitos jovens, relativamente.

O índice utilizado de PPP foi elaborado pela Universidade de Pensilvânia, dos Estados Unidos, e mesmo que apresente também algumas limitações é considerada mais real que o uso simples do câmbio. Mas a Índia apresenta muitos desafios que necessita superar, como a melhoria de sua infraestrutura, sistema educacional e eliminação das diferenças na distribuição de renda, entre outros aspectos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: