Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Informe Comercial Russo na Folha de S.Paulo

26 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Como já noticiamos neste site, a Folha de S.Paulo inclui mensalmente um encarte comercial na forma de um suplemento, com matérias provenientes da Gazeta Russa, que neste número apresenta artigos variados e interessantes, alguns críticos sobre a situação daquele país, como o desemprego e a preferência para colocação dos mais jovens. Ainda que vise a promoção daquele país, algumas matérias contam também observações sobre seus problemas, como sobre os táxis “ciganos” banidos de Moscou ou as dificuldades com a comunidade islâmica na Rússia. Isto acaba proporcionando maior credibilidade às demais matérias.

Uma matéria de maior destaque é a volta da empresa brasileira Marcopolo, montadora de ônibus à Rússia. Segundo a notícia, a Marcopolo tentou em 2006 uma joint venture com o Grupo GAZ, mas não obteve sucesso e agora tenta em 2012 com a montadora russa Kamaz, iniciando com 250 unidades anuais, procurando chegar em 2016 com 3.000, que é evidentemente um volume pequeno.

rg_logo_enr_top

No site desta Gazeta Russa (http://gazetarussa.com.br) existem algumas matérias comuns com a deste informe comercial distribuído junto com a Folha de S.Paulo e outros jornais internacionais, mas outras também são publicadas, dando uma boa cobertura sobre o país que não costuma merecer espaços nos jornais brasileiros.

Um artigo procura divulgar as relações diplomáticas bilaterais tentando mostrar os alinhamentos que estão ocorrendo em algumas questões internacionais, além do relacionamento comercial. Outra matéria refere-se aos esforços russos para aumentar a participação política feminina que é mínima, destacando Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação e ex-governadora de São Petersburgo. No site, aparece a possibilidade de eleger a primeira presidente em 2018, no regime russo onde o primeiro-ministro é quem governa o país.

Mesmo não se igualando com a China, procura se mostrar que em algumas cidades há uma expansão com modernos edifícios. Deve-se registrar que em outros países que constituíam a antiga URSS, muitos que são pouco conhecidos na América do Sul já contam com centros urbanos que impressionam pelos conjuntos de sofisticados edifícios que não se encontram mesmo em São Paulo.

Outro assunto que merece atenção é sobre a agricultura russa que já foi a maior exportadora de grãos do mundo, e começa a fazer um novo esforço para recuperar a sua vitalidade. Os que são mais experientes devem se lembrar quando o Vale dos Urais era considerado dos mais férteis do mundo, com elevadíssima produtividade, antes da Revolução Verde. As experiências de Joseph Stalin com as “kolkhozi”, as fazendas coletivas, acabou levando os russos à fome. Partes desta triste história também estão neste suplemento.

No atual mundo globalizado, há que se contar com informações de todos estes países, notadamente dos que fazem parte do bloco que foi denominado como BRICs, que são os emergentes de grandes dimensões geográficas – Brasil, Rússia, Índia e China aos quais está se agregando a África do Sul.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: