Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Música Clássica Globalizada

25 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Entre os aspectos culturais que mais cedo se globalizaram deve estar a música, notadamente a clássica, apreciada em todo o mundo, com a participação de compositores, regentes e músicos de variadas origens, das mais variadas partes do mundo. Com as crescentes facilidades de deslocamento e das comunicações do mundo atual, parece que há uma nova fase de intensificação da globalização, como o que se observa nos concertos promovidos pela Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que se apresenta regularmente na Sala São Paulo.

A orquestra é composta por músicos brasileiros e de diversas nacionalidades, formados e aperfeiçoados em variadas escolas e nos melhores centros culturais do mundo, surgindo como uma promessa internacional que atrai para a sua elogiada Sala São Paulo regentes e músicos consagrados nos melhores palcos do mundo. Mas também os jovens talentosos que estão em ascensão nos cenários tradicionais que se espalham por todo o globo.

osespsala-sao-paulo1

As apresentações dos dias 22 a 24 de setembro, como um exemplo, incluíram as peças consagradas compostas por Leonard Bernstein (1918-1990) On the Town, Three Dances (1945), Sergei Prokofiev (1891-1953) Concerto para Piano nº 3 em Dó Maior Op.26 (1917-1921) e Sergei Rachmaninov (1893-1945) Danças Sinfônicas Op. 45 (1940). Mostraram uma variedade que vão da produção norte-americana do final da Segunda Guerra Mundial, como as russas do início de sua Revolução e da Guerra Mundial mais recente.

O regente era o jovem maestro nascido na Estônia e formado nos Estados Unidos, Kristjan Järvi, aclamado pelo The New York Times, que agradou aos que estavam no auditório como os componentes da Osesp.

Como pianista solista estava a jovem Yuja Wang, nascida e formada em Pequim, vencedora da consagradora Festival de Música de Aspen em 2002, considerada Jovem Artista do Ano pela Gramophone em 2009, e premiada em 2010 pelo consagrado Avery Fisher Career Grant.

O concerto recebeu uma entusiástica manifestação do público que acabou exigindo da pianista uma peça adicional. As duas peças russas são de execução extremamente complexa, mostrando a qualidade da orquestra, como do seu regente e da solista.

A constante repetição da apresentação da Osesp está aumentando o número do público que atende a estes concertos, ampliando-o até para os que não estão muito habituados à musica clássica de alta qualidade, apresentada ao vivo. Comporta-se ainda de forma inadequada em algumas ocasiões, num processo que revela que novos apreciados estão aprendendo.

O que pode se constatar é que São Paulo conta com eventos de música clássica que está atraindo o que há de melhor neste mundo cada vez mais globalizado, mostrando que este intercâmbio cultural está se intensificando cada vez mais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: