Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nippon Steel e Usiminas Segundo o Valor Econômico

19 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O Valor Econômico, que costuma ser muito cuidadoso nas matérias que publica, noticia num artigo de autoria do Ivo Ribeiro que a Nippon Steel, diante do problema, que está colocado na Usiminas, procura se posicionar adquirindo inicialmente o seu controle, para depois procurar parcerias confortáveis. Como já foi amplamente divulgado, a CSN veio adquirindo ações no mercado da Usiminas onde a Nippon Steel é a maior acionista. Revelou a sua disposição de adquirir o bloco de ações de Votorantim e da Camargo Corrêa, que junto com a Nippon Steel tem o controle acionário da siderúrgica mineira, mediante um acordo de acionistas. Como se trata de um assunto cheio de detalhes, os que desejarem uma informação mais completa devem consultar diretamente o artigo mencionado.

A Nippon Steel está numa situação constrangedora, pois já teve diferenças de opinião numa mineração que tinha em conjunto com a CSN. Ao mesmo tempo, a tecnologia utilizada pela Usiminas é de origem na Nippon Steel que vem investindo para mantê-la atualizada, considerando a Usiminas uma empresa que poderá se expandir no futuro, pois as atividades siderúrgicas se tornam cada vez menos competitivas no Japão.

image_galleryincGDF

A tentativa de aquisição hostil do controle da Usiminas pela CSN decorre de sua vantagem na absorção de tecnologias avançadas que não se dispõe na siderúrgica de Volta Redonda. Os preços oferecidos pelas ações são 67% acima do mercado, e para a Votorantim como para a Camargo Corrêa acaba sendo interessante, ainda que a decisão não deva ser apressada, pois estes grupos possuem alternativas de aplicação destes recursos, que certamente são mais elevadas que a da siderurgia, que não está no foco dos seus negócios.

Para a Nippon Steel, a atual situação da economia mundial e brasileira não é o momento propício para pesados investimentos no Brasil. A perspectiva do mercado internacional de produtos siderúrgicos não é brilhante, ao mesmo tempo em que o atual câmbio brasileiro, que está evoluindo muito rapidamente, com as naturais flutuações, não lhes favorece. Ainda assim, talvez seja obrigada a efetuar um esforço extraordinário, diante de uma perspectiva de prazo mais longo.

O artigo fala da possibilidade de repassar, no futuro, estes blocos de ações para parceiros mais convenientes, entre eles a Gerdau brasileira ou a Techint que possui investimentos nas Américas. Ao mesmo tempo, no Japão prosseguem os entendimentos para a reorganização contínua do setor siderúrgico, falando-se também na fusão da própria Nippon Steel com a Sumitomo Metal, como já ocorreu com outras empresas.

Estas empresas siderúrgicas se conhecem entre si, pois as japonesas também são fornecedoras de equipamentos pesados e assistência técnicas. Há considerações sobre as vantagens que podem ser usufruídas, tanto do ponto de vista logístico como das diversas fases que são executadas pelas empresas siderúrgicas.

Os problemas decorrentes não são de fácil solução em qualquer das alternativas e as cifras envolvidas são elevadas, havendo necessidade de se considerar os planejamentos de longo prazo, pois são indústrias pesadas, cujos prazos de maturação e geração de resultados exigem muitos anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: