Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Professores Acadêmicos Voltando Para o Leste

27 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Na década passada, os professores de negócios iam para os Estados Unidos, mas agora eles caminham em direção à Ásia, segundo artigo escrito por Della Bradshaw publicado no Financial Times. No ano passado, os mais distinguidos professores de consagradas universidades do Ocidente, tanto dos Estados Unidos como da Europa, se deslocaram para a China e Cingapura, principalmente os relacionados com os negócios.

A razão óbvia é o crescimento das economias asiáticas, como declara um destacado professor que se encontra em Xangai. Os asiáticos estão investindo em educação de alta qualidade, e muitos também se dedicam às pesquisas. Em alguns centros, estão pagando salários que são considerados elevados no Ocidente, atraindo estes profissionais.

cambridgeharvard_university_buildingCity-of-London-School-building

Universidade de Cambridge, Harvard e London School

Alguns destacados professores estão recebendo dezenas de milhões de dólares norte-americanos por dois anos de trabalho na Ásia, bem acima do que poderiam ganhar nas melhores escolas dos Estados Unidos.

Muitas escolas asiáticas estão estabelecendo laços de intercâmbio com as mais consagradas escolas do Ocidente. Alguns destes professores informam que no Ocidente estão adotando teorias ortodoxas, mas no Oriente, nas economias emergentes, estão examinando os contextos em que os processos ocorrem, pois os alunos estão mais interessados na aplicação imediata dos seus novos conhecimentos.

Os pesquisadores estão estimulados pelas inovações que estão sendo introduzidas, pois, se no passado os padrões dos consumos eram norte-americanos, no futuro tendem ter como referências os comportamentos dos consumidores asiáticos. O intercâmbio que está se processando vai permitir o uso dos novos conhecimentos no Ocidente, na volta destes professores.

Muitas escolas ocidentais estão indo para a Ásia para obter resultados financeiros, diante da dimensão da demanda. Muitos professores ocidentais estão estudando a Ásia por mais de uma década.

Muitas escolas de alto nível do Ocidente estão procurando preparar os seus alunos para atuar no mundo globalizado, e parte dos seus períodos de estudos estão sendo feito em outros países, inclusive os asiáticos. Viagens de estudos estão se tornando rotineiras, inclusive por diversos países asiáticos, pois as culturas acabam sendo diferentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: