Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Suplemento Sobre Mineração do Valor Econômico

26 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Se existe um setor econômico que vem se mantendo privilegiado no Brasil, este é o da mineração. A demanda mundial de minérios continua num patamar elevado, mesmo com eventuais ajustes, mantendo preços altamente estimulantes. O Brasil é um país que conta com muitos recursos minerais, variados, abundantes e de boa qualidade, que além de serem exportados para atender as necessidades de outros países, principalmente os emergentes atuais, procura agora tirar partido dos mesmos para adicionar valor, criando empregos de qualidade para os seus recursos humanos.

O jornal Valor Econômico, no seu suplemento especial sobre mineração, no artigo principal de Roberto Rockmann, retrata o recorde bilionário deste segmento econômico brasileiro, que, segundo ele, deve realizar US$ 68,5 bilhões de investimentos até 2015, uma cifra altamente expressiva, mesmo considerando as dimensões brasileiras. As atuais economias dinâmicas do mundo, como a China e a Índia, além de demandarem as produções destas minerações, também procuram participar deste esforço, visando assegurar o seu adequado abastecimento.

untitledrodavale_carajas_divulgacao

As produções minerais brasileiras são conhecidas deste a época colonial quando os bandeirantes penetraram pelo interior, deixando o Brasil com a atual dimensão geográfica. As primeiras, com minérios raros, começaram em Minas Gerais, que, além de emprestar o nome, continua contando com expressivas produções que são escoadas para o mercado interno e externo, de forma extraordinariamente eficiente.

Hoje, esta mineração se efetua por todo o território brasileiro, desde a Amazônia, Nordeste até o Centro-Sul. Com a sofisticação tecnológica que está ocorrendo, caminha-se para o melhor aproveitamento de outros minérios que se apresentam associadas às mais amplas, como de ferro, em complexos como o de Carajás.

O grande destaque brasileiro é a Vale, que, criada estatal, hoje é privada, mas conta com o grande aporte de fundos de pensões de funcionários estatais, além de bancos oficiais. Com atividades em todo o mundo, é uma multinacional com alma e coração brasileiros que tiram o máximo partido dos seus experientes recursos humanos. Gera parte substancial das exportações indispensáveis para o desenvolvimento nacional e está engajada no aumento do valor adicionado de suas produções, criando empregos de qualidade localmente.

Mas muitas outras empresas nacionais e brasileiras, de grupos econômicos importantes no mundo, participam ativamente da mineração, estendendo suas atividades para o exterior. Na sua maioria, as produções minerais são de elevado peso e valores específicos baixos, exigindo logísticas sofisticadas, que adicionam valor agregado até chegar aos seus consumidores, que costumam ser grandes empresas, muitas delas estatais.

Os avanços tecnológicos que continuam ocorrendo permitem que estas atividades provoquem o mínimo de dano ecológico, havendo técnicas para mantê-las sustentáveis. O Brasil vem dando exemplos neste setor, como podem ser observados em Carajás, que se localiza em plena floresta amazônica, que sempre exige cuidados especiais.

Os diversos artigos constantes deste suplemento do Valor Econômico merecem uma atenção especial de todos os leitores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: