Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

52º Convenção do Nikkei e Japonês Residente no Exterior

28 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

277078_104650719631418_1113960_nEstas convenções começaram a ser efetuadas diante das ajudas proporcionadas pelos japoneses e descendentes residentes fora do Japão, quando de sua reconstrução ao término da Segunda Guerra Mundial. Neste ano, houve uma motivação adicional diante dos desastres naturais ocorridos no Japão quando muitos deles procuraram socorrer as vítimas, ajudados por cidadãos estrangeiros solidários com os japoneses, tanto na sua assistência como na reconstrução do leste do Japão. Mas outros assuntos cobriram também uma pauta interessante, ao lado da manifestação das autoridades japonesas expressando os seus agradecimentos pelos gestos de todos no mundo globalizado. O evento ocorreu em Tóquio nos dias 26, 27 e 28 de outubro últimos.

A recepção inaugural contou com as presenças de Suas Altezas Imperiais Príncipe e Princesa Akishino, bem como autoridades do governo japonês. Representantes de países da América do Sul, dos Estados Unidos e países da Europa compareceram à reunião, que foi completada pelos jovens estrangeiros que se encontram no Japão, para estudos bem como para trabalho. Da pauta, constaram os assuntos relacionados com o fortalecimento dos laços de relacionamento das comunidades de diversos países com o Japão, os problemas dos descendentes de japoneses residentes no país, bem como os relacionados com os jovens nikkeis. Os debates foram acalorados, e foram relacionados os aspectos considerados comuns entre os participantes.

Para demonstrar o apoio do governo japonês ao evento e expressar seus agradecimentos, compareceram na recepção oferecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, o ministro anfitrião bem como a figura do chefe da Casa Civil e porta-voz do governo, considerado o mais influente da atual administração.

Foram efetuados pronunciamentos informando que cidadãos simpáticos aos japoneses, mesmo não sendo descendentes, fizeram doações expressivas e os nikkeis residentes no Japão estavam entre os primeiros que, voluntariamente, se dispuseram a oferecer conforto às vitimas de forma efetiva e não efêmera. Entre outros assuntos discutidos levantaram-se os mecanismos de intensificação do intercâmbio dos países onde residem os participantes e o Japão.

Num dos grupos discutiu-se a situação dinâmica em que se encontram os descendentes de japoneses residentes no Japão, mesmo que o seu número tenha se reduzido nos últimos anos, com a ampliação da assistência das autoridades locais, bem como os acordos que estão sendo estabelecidos pelo país com outros de onde eles provieram.

Particularmente importante, foi a ativa participação dos jovens com novas ideias para o seu papel, bem como a função das escolas que os atendem, preparando-os para corresponder às aspirações de suas carreiras, ainda que suas dificuldades sejam expressivas.

Discutiram-se, também, os mecanismos possíveis para ampliar a participação de outros descendentes de japoneses, bem como o elevado número dos que são frutos da maior integração dos japoneses com outras etnias, diante do mundo globalizado e o aumento da presença de estrangeiros no Japão, entendendo-se que a difusão do idioma japonês é importante para a divulgação da cultura deste país pelo resto do mundo.

Não se entendeu a reunião como conclusiva, mas parte do processo em que se procura criar as melhores condições para o benefício, tanto dos japoneses como dos países onde habitam os descendentes de japoneses, que vai se tornando mais difícil de ser assim identificados na medida em que se acelera a sua integração nas comunidades locais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: