Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rangestsu de São Paulo com Constantes Aperfeiçoamentos

5 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Os restaurantes e cozinhas japoneses que são comandados ou recebem consultoria do chef Shin Koike passam por constantes aperfeiçoamentos, refletindo a sua inquietude e criatividade. O Rangetsu of Tokyo de São Paulo ganhou um novo sushiman, Eijiro Yazaki, que domina a sua arte, parecendo ter sido treinado no Japão, selecionando os materiais utilizados como usando corretamente o idioma japonês. Cheguei a perguntar-lhe de onde do Japão ele vinha, e fui surpreendido que ele é brasileiro tendo trabalhado no Shin Zushi, o primeiro Shin que conheci nesta arte, ainda quando estava vivo e trabalhava no seu estabelecimento na Avenida Liberdade. O Shin Zushi mantém um intercâmbio com um ótimo estabelecimento que tem duas unidades da mais alta qualidade em Tóquio. Nota-se a melhoria sensível na qualidade dos seus sushis e sashimis no Rangetsu, o que é reconhecido por alguns críticos de respeito.

Agora o Rangetsu anuncia um pequeno programa de degustação da sua cozinha, acompanhado de vinhos, que é sempre interessante, ainda que eu continue preferindo que o jantar seja acompanhado de saquê. Um programa somente para os próximos dias 10, 11, 17 e 18 de outubro, restrito ao seu balcão, limitado a 7 pessoas por sessão. Serão degustações completas com entradas, sashimis, pratos quentes e sobremesa, acompanhados por vinhos recomendados por um sommelier.

entrada1sashimi

sushipratoquente2

Entrada, sashimi, sushi e pratos quentes do menu degustação do Rangetsu of Tokyo

Todos sabem que a escolha dos materiais usados na culinária japonesa é particularmente delicada, por envolverem peixes crus, que necessitam ser adequadamente preparados. A arte de preparar o arroz temperado é outra particularidade, e no Japão a qualidade dos sushimen é avaliada pelo omelete que ele prepara para ser usado nos sushis. Normalmente, a preparação de um bom profissional leva mais de 10 anos de prática, não havendo aulas, mas os conhecimentos são filados dos veteranos.

Os restaurantes só melhoram quando clientes mais exigentes os frequentam, fazendo comentários que nem sempre são agradáveis mesmo para os dedicados profissionais. Como entre os clientes do Rangetsu de São Paulo têm aumentado os que conhecem a culinária japonesa praticada no seu país de origem, os aperfeiçoamentos introduzidos pela consultoria de Shin Koike faz-se sentir também nos outros pratos servidos rotineiramente. A qualidade de um restaurante não pode ser avaliada por eventos especiais, mas no cotidiano, nas coisas mais simples como um simples otchazuke, que é uma espécie de arroz com chá, e um mínimo de ingredientes como um atum ou um salmão.

Costuma-se tomar estes pratos quando o cliente já está cansado, tendo que se confortar com algo simples e quente, que por ser simples acaba sendo exigente, com nuances sutis. Pode-se afirmar com segurança que o Rangetsu está melhorando sensivelmente, valendo a pena experimentar no seu atual estágio, que ainda tem potencialidades para continuar elevando o seu patamar.

Mais detalhes devem ser procurados no próprio restaurante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: