Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turistas Chineses em Hong Kong

10 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Turismo, webtown | Tags: , ,

Hong Kong foi sempre uma espécie de paraíso fiscal inglês, mesmo antes de sua incorporação na China continental dentro do sistema de duas economias diferenciadas, atraindo turistas de todo o mundo. Agora, populações chinesas das regiões próximas desta grande metrópole utilizam os feriados prolongados para fazerem o turismo de compras, usufruindo da qualidade e preços convenientes dos produtos vendidos nesta cidade. Um artigo publicado pelo site da Bloomberg, da Michelle Yun, mostra que, somente nos oito meses deste ano, elas gastaram o correspondente a US$ 34 bilhões, representando 67% dos turistas que visitam esta metrópole.

Segundo alguns dos turistas entrevistados, não somente produtos de luxo, inclusive jóias, mas xampu, cosméticos e outros do uso cotidiano chegam a custar menos 20% do que nas regiões dos seus arredores, na China continental. Assim, eles se tornaram os turistas que mais gastam em Hong Kong, transportando tudo para onde residem, utilizando malas de grife.

05-Hong-Konghksycss

Alguns chineses residentes nas proximidades de Hong Kong se dirigem para lá para adquirirem medicamentos. Mas também produtos banais como biscoitos e chocolates, e nos feriados recentes há indicações que estes turistas aumentaram em 13% em relação ao ano anterior. Algumas pesquisas indicam que eles chegam a representar 34% das vendas a varejo, compreendendo 76% do que os turistas consomem.

Também produtos eletrônicos como os da Apple, como os laptops, estão sendo adquiridos, informando-se que chegam gastar cerca de US$ 5.000,00 numa manhã de compras. Evidentemente, eles estão concentrados nestas compras, mas Hong Kong conta com uma geografia privilegiada, com as montanhas chegando junto a baía, apresentando alguma semelhança com Rio de Janeiro.

Seus hotéis e restaurantes sempre foram de elevada qualidade, e o seu centro financeiro é dos mais importantes da Ásia, contando com uma bolsa de expressão internacional. Os edifícios ocupados por empresas que atuam na China são luxuosos, contando com todas as facilidades das mais convenientes metrópoles do mundo.

Sempre teve um clima internacional e agora está se beneficiando da impressionante expansão da economia chinesa, deixando de ser um mero entreposto comercial e financeiro. Como em todas as cidades do gênero, é preciso tomar algumas precauções, pois seus comerciantes conhecem tudo dos seus ofícios, havendo os que trabalham com produtos da mais alta qualidade e preços convenientes, desde que os compradores também tenham as qualificações necessárias.

Havia muito receio quando de sua incorporação na China que ainda era predominantemente socialista, mas de forma pragmática encontrou-se uma forma conveniente de convivência, com benefícios recíprocos. Algo semelhante acabou ocorrendo em Macau e espera-se que o mesmo acabe acontecendo em Taiwan, ainda que existam muitos que são mais pessimistas com relação ao futuro desta convivência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: