Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vai Se Chegar Aos Automóveis Sem Motoristas

22 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Sempre acreditei no futuro que parece estar chegando. Pela evolução que está ocorrendo, os automóveis do futuro não precisarão mais de motoristas. Erico Guizzo publicou no Discovery News notícias sobre o forte indício que este futuro já está próximo. A Google informa que a Toyota Priuses atingiu 300 mil quilômetros no tráfego da cidade, autoestradas e estradas montanhosas somente com intervenções ocasionais dos humanos. A Google efetuou demonstrações sobre a possibilidade com carros utilizados nos campos de golfe utilizando esta tecnologia.

O professor Sebastian Thrun da Universidade de Stanford e o engenheiro da Google Chris Urmson falam sobre o assunto num discurso recente na IEEE – Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas em São Francisco no último mês. Eles mostraram os testes realizados em vídeos, onde o computador de bordo detectava outros veículos, pedestres e sinais de trânsito. Eles informaram que o projeto pode reduzir os acidentes de tráfego, congestionamentos e economizar combustíveis.

2012-Toyota-Prius

Prius da Toyota pode ser a base para o carro do futuro

O coração do projeto e sistema é chamado Velodyne 64-beam laser, que gera um mapa em 3D sobre o meio ambiente, que permite o veículo dirigir por si mesmo, evitando obstáculos e respeitando as leis de trânsito. O veículo carrega outros sensores: quatro radares, controlares na frente e atrás, uma câmera posicionada no vidro retrovisor, um GPS, uma unidade de medida inercial e um equipamento que informa a sua localização e mantém o seu movimento.

Dois aspectos parecem particularmente interessantes no projeto. Com a informação detalhada do mapa das estradas, pois somente o GPS a localização pode estar desviada em metros. Os engenheiros da Google percorreram o trajeto diversas vezes para obter o máximo de detalhes sobre a rota. As informações permitiram diferenciar os marcos colocados dos pedestres que o veículo vai encontrar.

Eventuais maus comportamentos de outros veículos também foram previstos, bem como pedestres que cruzam seu caminho na última hora. Os engenheiros passaram por diversos episódios engraçados, mas o projeto é sério. Muitos outros detalhes podem ser relatados, havendo diversos aspectos que ainda devem se desenvolvidos, mas a viabilidade técnica está demonstrada, podendo ser adicionadas informações obtidas à distância por um smartphone.

O caddy é muito mais simples que o Priuses em termos de sensores e computadores. Mas visualiza-se a possibilidade do motorista ficar muito mais relaxado que atualmente.

O que se observa na realidade atual é que o sistema geral das ruas, estradas, demais veículos, sinais de trânsito pode ser aperfeiçoado, combinado com os sensores informados, como todas as informações do meio ambiente de forma acurada. Já existem muitos sensores como formas de informar os motoristas sobre os congestionamentos, ao lado das informações obtidas on time sobre as condições de tráfego.

Com sensores diversos colocados nos veículos capazes de captar as distâncias à frente, na ré e nos lados, parece exequível fazer com que o carro mantenha uma velocidade e uma direção compatível, para executar uma rota programada, como o deslocamento do local de trabalho para a residência, que seja feita rotineiramente.

Muitas alternativas podem ser examinadas, mas parece que o futuro está mais próximo do que se poderia imaginar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: