Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Razões que Levam à Valorização do Yen

6 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 4 Comentários »

Se existe um problema complexo é entender o que acontece com o câmbio de uma economia, e como ele pode comportar-se no futuro. Tsutomu Fujimura, vice-chairman do Citigroup no Japão, publicou um artigo no jornal econômico Nikkei informando que não vê uma razão estrutural para a mudança da tendência atual que vem levando à contínua valorização da moeda japonesa, yen. No Brasil, que sofre semelhante valorização do real, diferente do Japão, ainda existe uma possibilidade de redução da taxa de juro interno reduzindo a diferença com a vigente no exterior, procurando desestimular o influxo de capital, o que parece difícil no Japão que já pratica, tradicionalmente, um dos juros mais baixos do mundo.

Apesar da maioria dos pequenos investidores japoneses acreditar que o yen acabará se desvalorizando, Tsutomu Fujimura não encontra, na sua análise, o que poderá provocar esta tendência, baseado na experiência do que aconteceu no passado, desde quando o câmbio estava fixo no nível de 360 yens por dólar norte-americano.

000037058431f215-RG

Nas duas últimas décadas, chamada de perdida pelos japoneses, o câmbio de 161 em 1990 subiu para o atual nível em torno de 75 a 79 yens por dólar norte-americano. Em agosto de 1971, há cerca de 40 anos, era de 360 yens. Nos últimos dez anos, esta valorização ocorreu também com relação às principais moedas dos países emergentes. O autor conclui que as economias que estão se fortalecendo não possuem necessariamente um câmbio que esteja se valorizando.

Ele afirma que a ideia da desvalorização do yen decorre do colapso da economia japonesa, mas baseado no que se chama Basileia III, os bancos continuam adquirindo títulos governamentais em yen que pagam juros zero. Ele levanta a hipótese que as diferenças de juros vêm se reduzindo, e em 1998 quando o yen chegou a l47 por dólar, os juros americanos estavam ao nível de 5,2% e 1,1% no Japão, e fins de setembro último era de 1,9% nos Estados Unidos enquanto era de 1% o dos japoneses, estreitando a diferença. Como os déficits governamentais americanos estão sendo cortados, e o FED pretende manter os juros baixos, ele não vê condições para a elevação dos juros nos Estados Unidos. Segundo ele, o Japão continua gerando o segundo superávit em contas correntes, abaixo da China, e o FMI entende que esta tendência vai continuar se mantendo.


4 Comentários para “As Razões que Levam à Valorização do Yen”

  1. mike
    1  escreveu às 21:21 em 7 de novembro de 2011:

    Sendo funcionário do Citi, o sr. Fujimura provavelmente não deve mencionar o aspecto político da valorização do yen. A China, mesmo com os superávits comerciais gigantescos e os investimentos estrangeiros idem, é capaz de manter o câmbio na faixa que lhe interessa. Já o Japão, pela dependência geopolítica, parece ter receio de contrariar os americanos na questão do câmbio, sacrificando a competitividade da sua indústria. Desde o acordo de Plaza, no qual os EUA impuseram a valorização do yen, a economia japonesa vem se arrastando.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 04:35 em 8 de novembro de 2011:

    Caro Mike,

    Ele é dirigente e não funcionário do Citigroup, e não devemos desrespeitar suas opiniões. O problema do câmbio é de alta complexidade, e o acordo de Plaza não dependeu somente dos norte-americanos. Quando a economia japonesa estava em boas condições era natural que houvesse uma valorização da sua moeda, como o que vem ocorrendo com o real nos últimos anos. Mesmo interferindo no câmbio, o que não é possível o tempo todo, o mercado é forte e acaba por provocar problemas. Na atual situação os Estados Unidos, com a desculpa que estão se defendendo dos chineses, provoca dificuldades em todo o mundo, pois o dolar ainda é uma moeda internacional, mas já existem outras que acabarão substituindo o seu papel.
    Muitas instituições são multinacionais, e não se prendem aos interesses de um só pais. A forta de neutralizar os cambios que fluturam em todo o mundo, a forma mais adequada é operar de forma equilibrada com muitas moedas, como já fazem muitas empresas japonesas e brasileiras.

    Paulo Yokota

  3. Alba cartao de credito bradesco
    3  escreveu às 00:09 em 18 de junho de 2014:

    Saudacoes! Estava entediado ate a morte no trabalho, entao decidi dar uma olhada no seu webblog no meu iphone durante a pausa para o almoco. Eu gosto do conhecimento que voce fornece aqui e nao posso esperar para dar uma olhada quando eu chegar em casa. Estou chocado com o quao rapido seu blog carregada no meu celular .. Nao estou mesmo usando WIFI, apenas 3G .. De qualquer forma blog maravilhosooo!!!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 11:29 em 18 de junho de 2014:

    Cara Alba,

    Obrigado pelos comentários. Continue usando o nosso site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: