Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Retrospectiva da Kyoko Kagawa Entusiasma os Cinéfilos

12 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Os nostálgicos cinéfilos fãs da artista Kyoko Kagawa estão satisfeitos com a premiação que ela recebeu aos 79 anos pela sua longa e brilhante carreira que começou em 1949 e destacou-se especialmente nos anos de ouro da cinematografia japonesa nos anos cinquenta e sessenta do século passado. Ela continua em plena forma e ingressou recentemente no prestigioso Clube dos Correspondentes Estrangeiros em Tóquio toda satisfeita, aceitando responder qualquer pergunta na sua entrevista coletiva, exibindo sua vitalidade e agilidade mental, respondendo até as mais rudes perguntas com grande elegância, mostrando que acumulou com a idade uma grande maturidade e senso de humor. Sobre o assunto, escreveu Mark Schilling para o The Japan Times.

O prêmio que ela recebeu foi do International Federation of Films Archives, muito merecido pelo seu trabalho de preservação de uma importante documentação que será apresentada ao público.

clip_image002clip_image004clip_image006

Kyoko Kagawa Foto: KYODO). Cenas de Tokyo Monogatari

O primeiro grande sucesso desta fenomenal artista foi Tokyo Monogatari em 1953, ela que trabalhou com diretores consagrados como Akira Kurosawa, Yasuhiro Ozu, Kenji Mizoguchi e Mikio Naruse, monstros sagrados da cinematografia mundial e japonesa.

Anunciou-se que ela recebeu a premiação pela preservação de filmes antigos que serão apresentados na sua retrospectiva prevista para o final deste ano em Tóquio. 45 de suas aparições mais consagradoras, ao lado de fotos e outros materiais por ela selecionados serão utilizados na retrospectiva.

Seu último trabalho para Akira Kurosawa foi a sua participação no Madadayo, ultima obra do consagrado diretor, do qual nunca recebeu uma palavra de elogio. Também do artigo constam episódios pessoais com outros diretores consagrados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: