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Fibras de Carbono e Outros Materiais nos Veículos

22 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Tudo indica que haverá uma competição acirrada no fornecimento de materiais para serem utilizados na fabricação dos veículos. O jornal Nikkei publica hoje um artigo de Taisei Hoyama informando que importantes fabricantes de fibras de carbono, como a Teijin, a Toray e a Mitsubishi Rayon entraram numa acirrada competição para a produção de materiais que sejam mais leves e economizem combustíveis nos veículos. Elas adotam estratégias diferentes para alcançar o seu objetivo de serem fornecedores importantes destes materiais.

A Teijin firmou um entendimento com a GM nos Estados Unidos para desenvolver em conjunto fibras de carbono. Eles esperam substituir peças vitais nos modelos da GM. As metas não estão claras, mas devem chegar a dezenas de milhares de veículos por ano, visando o ano de 2015, mas a base de pesquisa já estará instalada no próximo ano.

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Protótipo de um carro da Teijin para março próximo. Foto: Nikkei

Um dos pontos principais, segundo o artigo, é que tipo de resina será misturado na fibra de carbono. Teijin se concentra na termoplástica, que se funde quando aquecida, e se torna sólida quando esfriada. A sua tecnologia permite que estes componentes sejam produzidos em um minuto, possibilitando a sua produção em massa. Seriam destinados aos carros elétricos que deverão ser testados no próximo verão japonês.

A Toray mostrou o seu Teewave ART no Tokyo Moto Show. A empresa convidou o projetor de carros da Fórmula Um, Gordon Murray, e está conseguindo um veículo que desenvolve 147 quilômetros por hora, em estradas normais. Considera o do concorrente um carro para campo de golfe.

A Toray estabeleceu um joint venture com a Daimer e pretende produzir componentes para os modelos da Mercedes Benz, o que está previsto para o próximo ano. Eles utilizam uma resina que se torna sólida quando aquecida, e acreditam que se trata de uma tecnologia mais comprovada que já está sendo utilizada em aviões.

A Mitsubishi Rayon suprirá fibras de carbono para os veículos elétricos da BMW, planejando lançá-las em 2013. Diferem dos rivais, pois tomaram a iniciativa de combinarem materiais.

As três concorrentes possuem cronogramas diferentes bem como objetivos quantitativos diversos, mas tudo indica que a competição será interessante. Ao mesmo tempo, a indústria siderúrgica está desenvolvendo chapas mais leves e resistentes para competir com estes materiais, bem como se pode esperar que a indústria petroquímica possa reagir com outros tipos de plásticos, inclusive biodegradáveis.


2 Comentários para “Fibras de Carbono e Outros Materiais nos Veículos”

  1. Mário Almeida
    1  escreveu às 09:29 em 13 de janeiro de 2013:

    A melhor fibra de carbono do mundo é a japonesa.

    Mário Almeida

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:24 em 14 de janeiro de 2013:

    Caro Mário Almeida,

    Alem da fibra de carbono, novos produtos siderurgicos, com baixo peso, flexibilidade e resistência estão sendo utilizados, como nos veículos. A necessidade de redução da poluição acabou estimulando muitos produtos como os petroquímicos, biodegradáveis ou recicláveis.

    Paulo Yokota


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