Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Interesses Chineses na América Latina

16 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Um artigo publicado por Naomi Magstone no Financial Times informa sobre a nova ofensiva dos chineses na América Latina procurando oportunidades nos setores de agronegócios. Entre eles estão a farinha de peixe do Peru, o vinho do Chile e a soja do Brasil. Estes interesses são evidentes, pois a China conta com uma grande demanda e a América Latina é capaz de fornecer muitos produtos agrícolas, além de petróleo e minérios.

O artigo menciona como um dos entrevistados, Luis Gomez Cobo, da SinoLatin Capital, que vem se dedicando a estas atividades a partir de Hong Kong. Pelo menos 26 empresas chinesas fizeram investimentos nos agronegócios, inclusive adquirindo participações nas empresas locais, sendo que 90% deles se referem aos ativos na agricultura, alimentos, fertilizantes e pesca.

index_logo

Estas aquisições estavam concentradas anteriormente nos Estados Unidos e na Europa, mas os recentes interesses estão se voltando para a América Latina, segundo o entrevistado. Na América Latina, a disponibilidade de terras aráveis é de 0,25 hectares por habitantes, enquanto na China é de 0,11 hectares. No que se refere aos recursos hídricos, a América Latina dispõe de 34% do total mundial, enquanto a China apenas de 5,2%.

O Peru tem atraído os chineses na área da farinha de peixe. O Chile com os vinhos, outros países com o açúcar. No Brasil e na Argentina, existem restrições na aquisição de terras, mas os chineses procuram parcerias estratégicas. No Equador, além de importar bananas, estão procurando cacau, café e pesca.

Empresas latino-americanas também estão procurando os mercados chineses, como na área de carnes e frangos, e os mexicanos com produtos como os pães. Segundo o entrevistado, os interesses são recíprocos, pois os chineses procuram a segurança alimentar dentro de um processo crescente de urbanização por que passam.

A SinoLatin atua na área das aquisições e fusões, bem como providencia recursos para participar de empresas latino-americanas, com recursos da China, e seus investimentos em agronegócios visam alimentar multidões com perspectivas de longo prazo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: