Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Investimentos Siderúrgicos no Brasil

16 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O site do Valor Econômico publica uma notícia proveniente da Dow Jones informando que a Posco Engineering & Construction Co. conseguiu um contrato de US$ 4,34 bilhões para construir uma usina integrada no Brasil. Seria a da Companhia Siderúrgica de Pacém e, segundo a notícia, a joint venture contaria com 50% da Vale, 30% da Dongkuk Steel e 20% da Posco, e sua capacidade chegaria a 3 milhões de toneladas, devendo estar completa em 2015 no Estado do Ceará.

vale_do_rio_docedongkukPOSCO_logo

As informações correntes entre os mais informados é que os chineses também cogitam estar presente no mercado brasileiro, possivelmente por intermédio da Bao Steel. Como já existem unidades da AcelorMittal e da Nippon Steel (participação na Usiminas), as gigantes mundiais do setor siderúrgico estarão todas com unidades no Brasil, acirrando a concorrência.

Novas tecnologias do setor devem estar nestas unidades que serão construídas no futuro próximo, fazendo com que o Brasil se torne um dos países importantes neste segmento, dentro da orientação governamental de elevar o valor adicionado dos minérios disponíveis. Além do mercado interno, estas unidades deverão estar voltadas para o mercado internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: