Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Observações Sobre o Cotidiano das Pessoas

9 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

Mesmo num site que pretende contribuir para uma interação maior entre o Oriente com o Ocidente, além dos assuntos econômicos, políticos e sociais, existem diferenças que afetam diretamente o cotidiano das pessoas, que poderiam auxiliar nestes intercâmbios. Entre os objetos que são usados diariamente pela maioria das pessoas, estão os instrumentos para auxiliar na alimentação usual. No Ocidente, desde o século XVII, vieram evoluindo os talheres, que se inicialmente eram símbolos da riqueza, passaram recentemente a ganhar contribuições de designers que, além de suas formas, se preocupam com suas funcionalidades e adequações ergométricas.

No Oriente, os chopstick em inglês e os hashis em japonês foram encontrados nas escavações chinesas, datadas próximos aos 12 séculos antes de Cristo, como suas citações estão nos escritos de Han Fei (280-233 AC). Também vieram evoluindo, dependendo das regiões da Ásia, podendo ser encontrados de vários materiais, desde o marfim até os de madeiras ricamente trabalhadas, bem como os que vêm sendo condenados como os conhecidos como wari-bashi (descartáveis que consomem florestas de madeiras).

Hashi LV1270795799sGx7l3colher sopaorganizar_talher4_2991101213367816-Colheres-De-Sopa-De-Prata-Wenz-1

Muitos alimentos líquidos ou assemelhados como sopas, largamente consumidos no mundo, exigem tipos de colheres e, por mais que os designers ocidentais se empenhem, poucos atendem uma conveniência que é encontrada nas chinesas. É comum que os talheres, principalmente as colheres, escorram pelos pratos e outros vasilhames quando não estão sendo utilizados. Se colocados nos descansos próprios, tendem a sujar as toalhas de mesa com resíduos dos alimentos.

Na China, onde tais alimentos são consumidos em grande escala, estes instrumentos costumam contar com os seus cabos que possuem um formato que os ajudam a seguram nas bordas dos vasilhames, sem escorrerem para o seu interior, que é sempre desagradável. Algo bastante simples e que é difícil de ser encontrado no Ocidente.

Muitas das colheres chinesas, usualmente de porcelanas, estão recentemente muito utilizadas no Ocidente, com a difusão das culinárias como as de Barcelona, chegando a comportar alguns doces tradicionais brasileiros, em pequenas porções.

Com a disseminação de muitas “tapas”, pequenas porções de petiscos, também novos utensílios, muitos de origem asiática, passam a ser utilizados para acomodar estes alimentos quando apresentados nas mesas. Nota-se, com “fusion” de diversas culinárias, que este processo está acelerado em todo o mundo globalizado.

De formas semelhantes, os intensos intercâmbios que estão se processando permitem absorver algumas contribuições que permitem que os cotidianos das pessoas possam ser beneficiados pelo que já vem sendo praticado, há milênios, em outras partes do mundo.

As necessidades dos seres humanos contemporâneos estão exigindo o consumo de menos gorduras, principalmente as saturadas. No Oriente, o uso de alimentos preparados no vapor sempre foi elevado, ajudando na preservação da qualidade das matérias-primas utilizadas e, portanto, ser considerados mais saudáveis. Há muito que se aprender, até para esquecer parte das atribulações econômicas e políticas por que passa o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: