Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Popularização do Conhecimento Científico

24 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Extremamente elogiável a divulgação ampla feita pelo site Globo.com do artigo elaborado por Lilian Fernandes, assunto que já era de conhecimento dos especialistas da área médica, mas que merece ser difundido em larga escala. Ao sentir uma emoção positiva, o cérebro humano acaba produzindo mais oxcitocina, desencadeando a produção de dopamina. A regulação desse sistema seria feita pela serotonina, neurotransmissor ligado à sensação de prazer.

Como uma pessoa que teve um AVC – Acidente Vascular Cerebral há alguns anos, efetuo consultas regulares com neurologistas e psiquiatras que sempre enfatizaram a necessidade de me manter otimista, realizando o que me proporciona prazer, ajudando a reduzir as situações de estresse da vida atual. Eles recomendam exercícios físicos nem sempre praticados como desejável, que auxiliaria no processo. Estes profissionais sempre procuraram me manter informados sobre estes avanços da neurociência que estão se acelerando com as diversas pesquisas.

image002

O artigo citado, que tem o título “O poder das emoções positivas para a saúde física e mental”, ressalta que esta época de festas é propícia para que as pessoas transmitam aos seus amigos e familiares a generosidade, solidariedade e alegria pelo que foi conquistado. As muitas pesquisas deste setor do conhecimento vêm confirmando que estas emoções positivas ajudam na saúde, o que já era perceptível mesmo pelos leigos. Os que se mantêm pessimistas apresentam maiores dificuldades de recuperação de suas doenças, enquanto os otimistas tendem a acelerar o seu restabelecimento.

Apesar de muitas drogas estarem sendo pesquisadas, tudo indica que os exercícios físicos ajudam a melhorar todo este processo. O artigo inclui comentários de cientistas de diversas organizações, valendo a pena consultar o artigo na sua íntegra, que pode ser encontrado no http://oglobo.globo.com/saude/o-poder-das-emocoes-positivas-para-saude-fisica-mental

Citam-se artigos divulgados pela Universidade de Harvard dos Estados Unidos, como da Universidade de Concordia do Canadá relacionados com o assunto, mas muitos outros podem ser encontrados. Equipamentos médicos atuais estão permitindo verificar o que estas sensações de prazer nos provocam diversos setores do nosso cérebro, ampliando os conhecimentos da neurociência, um dos setores de rápido avanço do conhecimento científico.

Algumas pessoas, mesmo aqui no Brasil, procuram efetuar trabalhos de assistência social, principalmente nesta época do ano, pois lhes proporcionam satisfações compensadoras. Muitos voluntários acabam desenvolvendo trabalhos sistemáticos durante a sua vida, mantendo-se satisfeitos com seus resultados. Como cada pessoa é única e diferenciada das demais, existem variados meios pelos quais elas se sentem realizadas.

Do ponto de vista econômico, o trabalho não deve ser encarado como um encargo, mas um meio pelo qual os seres humanos podem se realizar. O que determina que a função fundamental de economistas como os meus colegas, seja a de criação do emprego, em maior número, para atender as necessidades sociais e humanas de toda a população, sem nenhum sentido demagógico.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: