Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Primeiro Bispo Nissei Dom Júlio Endi Akamine na Lapa

6 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , , ,

Apesar do elevado número de católicos descendentes de japoneses no Brasil, e mesmo as famílias que vieram como imigrantes do Japão já com esta opção religiosa, não se destacava uma figura pertencente à hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Informa-se que dom Júlio Endi Akamine, nascido em Garça, SP, descendente de família de imigrantes okinawanos e, segundo ele mesmo, que veio trabalhando no Estado do Paraná, onde estudou na sua Capital, Curitiba, foi o primeiro ordenado como bispo. Papa Bento XVI o nomeou bispo em 4 de maio último, e na Catedral da Sé em 9 de julho último o cardeal dom Odilio Pedro Scherer presidiu a cerimônia de sua ordenação episcopal, como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, encarregando-o como responsável pela região da Lapa, desta Capital.

Tive a oportunidade de um primeiro encontro rápido, mas simpático com este bispo de somente 49 anos na missa que ele rezou como parte do centenário da Paróquia que tinha a denominação antiga de Imaculada Conceição de Maria na Lapa. Hoje, ela se chama Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Mas não faltarão novas oportunidades, pois resido neste bairro, na sua confluência com do Alto de Pinheiros com o Alto da Lapa. Foi explicado que esta paróquia centenária assistia às tropas que vinham da antiga Estrada da Boiada, para ganhar o interior de São Paulo. Hoje, ela está situada no centro do bairro da Lapa, na parte ocupada por muitas lojas.

ordenacao_dom_juliobrasao_fundo_colorido

Bispo dom Julio Endi Akamine e seu brasão episcopal

Como observou o pároco na cerimônia, dom Julio Endi Akamine é bastante jovem para um bispo, e ele deve ter os seus méritos para ser escolhido pelo Papa. Depois da missa que foi enriquecida pela participação final do Coral Zencanto, houve uma pequena comemoração do aniversário do bispo, que a todos atendia com a maior simpatia. A região da Lapa conta com muitas igrejas católicas tradicionais e o bispo terá muitas oportunidades para participar de diversos eventos estimulando a participação de jovens. Algumas paróquias são ativas, contando com boas instalações para trabalhos mais amplos de atendimento da comunidade.

Na programação do centenário desta paróquia, além de outra missa a ser realizada pelo bispo Dom Julio Endi Akamine, está prevista a participação do cardeal Dom Odilio Scherer, com uma missa solene. É sempre interessante que jovens religiosos tenham oportunidade de exercerem cargos tão importantes como o de dom Julio.

Na rápida troca de ideias, discutimos sobre a exposição que apresentou as contribuições dos jesuítas para a cultura japonesa, como na exposição em curso no Museu da Suntory em Midtown, em Tóquio, e que será realizada em Kobe no próximo início do ano. O bispo chamou a atenção da presença de católicos na China desde a época áurea de Macau.

Observou-se que o Japão conta com santos reconhecidos por Roma, muitos que sofreram perseguições religiosas, tendo sido martirizados e até crucificados, mas não renegaram as suas crenças. O Brasil, considerado o maior país católico do mundo, ainda está em processo do reconhecimento de algumas pessoas com esta distinguida qualificação, assunto do qual pouco entendo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: