Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sementes do Pinho do Milagre que Resistiu ao Tsunami

19 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O jornal econômico japonês Nikkei anunciou que o Sumitomo Forestry Group conseguiu sucesso no crescimento das mudas do chamado “miracle pine”, uma árvore que sobreviveu ao tsunami que atingiu Rikuzantakata, na província de Iwate, em março último. As raízes da árvore estão apodrecendo e a árvore está morrendo, mas as mudas se tornaram um símbolo da sobrevivência e da recuperação para os residentes locais. O terremoto seguido do tsunami destruiu quase todos os 70 mil pinheiros que serviu como um dique em Rikuzentakata.

Duas tentativas para a salvação foram efetuadas. No Centro de Melhoramento Florestal da região de Tohoku, o Instituto de Pesquisas de Florestas e Produtos Florestais conseguiu quatro clonagens de mudas de pinheiro. As mudas da Sumitomo Forestry Group, de forma diferente, são frutos naturais da árvore.

untitled

A empresa Sumitomo começou a cultivar 25 sementes do pinheiro em abril último dos cones da árvore e 18 deles germinaram produzindo as mudas. A empresa também está obtendo sucesso com três ramos do pinheiro que foram enxertados em outros.

Está acompanhando o seu crescimento de forma a permitir o seu replantio no distrito de Takata-Matsubara de Rikuzentakata, na província de Iwate.

O assunto despertou um interesse nacional, e muitos, inclusive especialistas florestais, acompanham o desenvolvimento dos trabalhos, que se tornaram um importante símbolo da sobrevivência e recuperação da população do Nordeste do Japão, atingido pelos desastres. A tal ponto que importantes jornais japoneses acompanham e noticiam regularmente sobre a evolução dos trabalhos.

Pinheiros semelhantes vêm servindo de inspiração no Japão, inclusive para as construções civis que resistem aos terremotos. Os que foram utilizados ainda na Era Edo e suas raízes, nos arredores do Palácio Imperial, servem de base para as modernas construções de elevadas dimensões que resistem aos abalos que são frequentes no Japão.

Tudo isto está arraigado na cultura japonesa, fazendo com que o povo que habita um arquipélago que apresenta diversas adversidades tenha um forte apego às suas tradições, considerando a natureza como parte importante de suas vidas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: