Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Títulos do Tesouro Brasileiro em Yuan

14 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O site da Bloomberg noticiou hoje que o Tesouro Nacional Brasileiro poderá lançar os primeiros títulos chamados “dim sum”, por serem denominados no Yuan chinês no mercado de Hong Kong. Segundo Paulo Valle, vice-secretário do Tesouro, o objetivo seria formar uma referência (benchmark) para o lançamento de outros títulos num mercado que se encontra em expansão. No ano passado, foram lançados 35,7 bilhões de Yuan e já chegaram a 148 bilhões (cerca de US$ 23,2 bilhões) neste ano.

Segundo a notícia, o governo brasileiro está procurando colocar títulos cujas taxas sejam fixas, para ficar com menos de 30% com taxas flutuantes. Os títulos deste tipo, em dólar norte-americano com vencimento em 2019, já estão sendo colocados com rendimentos de 2,97% ao ano, quando eram de 3,07% há um ano.

Informa-se ainda que a America Movil SAB, operadora de celular controlada pelo bilionário mexicano Carlos Slim, pretende ser a primeira empresa privada da América Latina a lançar estes títulos “dim sum” no mercado chinês de Hong Kong.

Este tipo de operação brasileira já ocorreu no passado. Ainda que não se necessitem de recursos no momento, é importante que se formem mercados, inclusive em moedas que estão ganhando importância no mundo. Para a possibilidade de lançamentos de títulos de empresas brasileiras, os do Tesouro acabam sendo uma referência a partir dos quais existem alguns acréscimos.

Com as dificuldades por que está passando o dólar norte-americano que sofre uma acentuada desvalorização, o euro que enfrenta problemas com os países que o adotaram, com a importância crescente da economia chinesa no mundo, acabará sendo inevitável que algumas operações comerciais sejam denominadas em Yuan, sendo conveniente que as operações financeiras também sejam diversificadas nestas moedas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: