Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turismo Pelos Maiores Rios do Mundo

5 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Turismo, webtown | Tags: , ,

É famoso o ditado “a propaganda é a alma do negócio…”. Ainda que o turismo pelo Amazonas já esteja sendo explorado há décadas, com a qualidade para atender os turistas mais exigentes, os que desejarem um tratamento de nível internacional necessitam efetuar pesquisas cuidadosas utilizando diversas fontes de informações e agências especializadas. Existem navios de grande porte que efetuam viagens como para Manaus, e outros efetuando programas regionais a partir desta Capital do Estado do Amazonas, com durações variadas. Bem como hotéis de elevada qualidade que podem receber, ainda num número limitado, turistas de elevada renda, para conhecer parte das muitas realidades da maior floresta do mundo. E alguns estão instalados em plena floresta, nas beiras dos grandes rios, podendo se conhecer “in loco” sua ampla biodiversidade bem como muitas de suas atrações, como a Vitória Régia, encontro das águas, pororocas e milhões de atrações desta ampla região. A gastronomia regional começa a ser em parte conhecida internacionalmente, e suas frutas são cada vez mais apreciadas no exterior. Mesmo os brasileiros conhecem pouco da região Amazônica e sua realidade, iludidos por conhecimentos superficiais nem sempre corretos constantes dos livros didáticos, pois o turismo interno ainda não é estimulado.

Outras grandes atrações brasileiras como a Catarata do Iguaçu, que deixa envergonhada a norte-americana de Niágara e a Usina de Itaipu que rivaliza com a chinesa de Three Gorges são conhecidas por viagens não fluviais. O rio Paraná como o Paraguai, e mesmo o São Francisco, ainda que navegáveis por longos trechos por navios de porte, poucos são explorados para turismos internacionais de elevado nível. E eles podem ser geradores importantes de muitas divisas externas, por serem já conhecidas por muitos turistas internacionais desejosos de conhecê-los.

untitledpororoca2006

2652038MINI-1~1

itaipu250px-Barragem_de_Sobradinho-BA

Encontro das águas do Solimões e Rio Negro, pororoca, Vitória Régia, Cataratas do Iguaçu, Usina de Itaipu e Barragem do Sobradinho

Os chineses, num grande artigo publicado pelo China Daily, divulgam o turismo que pode ser feito pelo rio Yangtze (6.397 quilômetros, quando só o Amazonas supera 6.800 quilômetros), onde se encontra o Three Gorges Dam (as três gargantas são Qutang, Wu e Xiling), que é menos impressionante que a Usina de Itaipu, ainda que tenha superada a sua capacidade, copiando parte da tecnologia brasileira. Grande parte deste rio passa por gargantas relativamente estreitas, e o seu volume de águas só pode ser comparado com o do Paraná, ficando muito longe do Amazonas.

Este rio chinês que nasce no Tibet e desemboca no mar em Xangai passa por uma região ocupada por milênios, contando com apreciáveis relíquias históricas. Grandes navios de luxo permitem um turismo de luxo, que chega a durar quatro dias passando por diversas atrações, sendo possível conhecer parte das gastronomias regionais que são muito ricas.

Evidentemente, as comparações são difíceis, pois os grandes rios brasileiros passam por regiões pioneiras, relativamente pouco ocupadas e recentes, e que despertam curiosidade por isto. A China é um país com história muito mais longa, e é populosa. Nada se compara com a biodiversidade brasileira, tanto vegetal como animal, com uma grande exuberância tropical, reconhecida mundialmente, nem nenhum ufanismo. Mas a sua exploração turística ainda é incipiente, e precisa ser organizada.

A China, com seu desenvolvimento recente, passou a ser atrativa para o mundo também, principalmente pela sua rica história e cultura. O Brasil, como um país emergente, também tem todas as condições para contar com um balanço turístico positivo, que se encontra atualmente muito deficitário. Evidentemente, existem outros fatores como os cambiais, mas para o Brasil assegurar o seu desenvolvimento futuro necessitará de mais divisas externas, e o turismo pode ser uma de suas fontes importantes, criando empregos de qualidade para os que habitam este país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: