Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Combate à Corrupção no Mundo

2 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Nesta passagem do ano de 2011 para 2012, diversos problemas afloraram no mundo, como as dificuldades relacionadas com a crise econômica que se generalizou por todo o mundo globalizado. No entanto, começaram a esboçar-se as manifestações populares expressando a inconformidade com os problemas da corrupção, como os que estão no fundo da Primavera Árabe ou do movimento Ocupação de Wall Street, e parece que a manifestação mais enfática de reação acaba ocorrendo na Índia. Noticiou-se que um indiano, de forma semelhante com Mahatma Gandhi, declarou-se em greve de fome contra a corrupção que também afeta o Parlamento Indiano. A presidente Dilma Rousseff vem se declarando disposta a fazer uma limpeza na política brasileira, mas ainda não recebeu o apoio popular indispensável para tal operação.

O jornal The Time of India registra que o primeiro-ministro Manmohan Singh divulgou a população a decisão do seu governo sobre “iniciativas de transformação” para capacitar as pessoas a combater a corrupção, listando os cinco desafios pessoais para o ano novo. Ele reconhece que tudo demandará um bom tempo, mas se comprometeu a trabalhar pessoalmente para transformar o seu governo em algo eficiente e honesto, procurando uma economia mais competitiva e robusta, e uma ordem mais justa social e politicamente.

Manmohan Singhtoi_logo

Ele se comprometeu a perseguir em 2012 uma lista de objetivos: segurança da subsistência abrangendo a educação, a alimentação, a saúde e o emprego; a segurança econômica; a segurança energética; a segurança ecológica e a segurança nacional, considerando-as prioritárias. Ele se propõe a trabalhar neste sentido com a nação indiana e com outros países do mundo.

Ele está empenhado que a nova geração não tenha mais lembrança dos problemas que existiam antes de 1991, quando havia necessidade de suborno para conseguir um telefone ou bilhete para transporte. Apesar do atual desenvolvimento econômico indiano, ele reconhece que tais formas de corrupção não desapareceram, e outras surgiram.

Manmohan Singh, um brilhante economista, parte de uma elite muito preparada da Índia, entende que a eliminação da corrupção é fundamental para apoiar o empreendedorismo genuíno. É também a atual demanda da população nas transações do dia a dia com aqueles que têm alguma autoridade.

Tudo muito semelhante com o que acontece em muitos países, principalmente os emergentes que passam por um desenvolvimento econômico que ainda mantém uma permissividade que se torna intolerável. A consciência sobre esta realidade parece estar se generalizando, e acaba sendo uma esperança de fortes movimentos que provoquem a mudança desta situação, e não o conformismo com tais distorções, que não fazem parte das aspirações da população.

É preciso manter a esperança, proporcionando o apoio popular para as medidas que procurar alterar o quadro vigente em muitos países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: