Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Chinesa Recomendada por Especialista

27 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , ,

Com o título de Cozinha Cativante, o especialista chinês Ye Jun publicou no China Daily as suas melhores memórias degustativas de 2011, apresentando-as como sugestões para as comemorações do Ano Novo que tem como marca o Dragão. Entre as melhores lembranças do que apreciou no ano anterior, ele cita: um tipo de pastel com trufa negra, constante do cardápio de uma sala reservada do Park Hyatt Beijing; um bacalhau negro num molho de manteiga à STAY; uma língua picante na enguia do Meizhou Dongpo, entre os mais destacados.

001ec9790963108af19e4f001ec9790963108af19e50001ec9790963108af19e51

Língua picante de enguia / bacalhau negro / pastel de trufa negra

Ele comenta no artigo que é difícil definir uma boa comida. Alguns não parecem atraentes, mas possuem um sabor maravilhoso. Outros aparentam bem, mas apresentam pouco sabor. Materiais raros nem sempre apresentam bons sabores, e produtos simples podem ter paladares fantásticos. No Ano Novo, ele precisa se despir de todos os preconceitos e lembrar as melhores memórias degustativas do ano. Ele se lembra da passagem de Ferran Adria em Beijing, em agosto último, e de sua expressão: comer bem alimenta a alma.

O pastel de trufa negra na Sala Privada do Hyatt seria um “guioza” como denominam os japoneses, ou “jiaozi” dos chineses, sendo a culinária do Festival da Primavera. Segundo o comentarista, foi o melhor que ele já comeu, e o recheio era com carne de porco com pedaços de trufas negras, numa ótima combinação. Ele se lembrou de um pão cozido chinês numa pequena cesta de bambu, com carne de porco e recheio de trufa negra, que considera um prato vencedor.

O bacalhau negro na manteiga de algas do STAY (abreviação do nome do chef francês Yannick Alleno, que conta com cinco estrelas do Michelin), que ficou famoso com a lagosta usando este molho de algas. O bacalhau estava muito macio, com a textura de uma fina vieira. O autor comenta que Beijing recebeu em 2011 famosos e consagrados chefs franceses.

A língua picante de enguia do Mezhou Dongpo, que é um restaurante de preços modestos, ficou ótimo servido com uma espécie de sopa de pimentão verde e vermelho, que acompanha bem um arroz cozido no vapor. O restaurante trabalha com outros produtos do mar apimentados.

O autor cita outros pratos que lhe ficaram na lembrança, como o banquete de caranguejos da Casa Noble, que fica muito bom acompanhado de vinhos de arroz, que são um poema. Menciona também o foie gras com raiz de lótus açucarado do Da Dong, que combinam elementos complementares. E o peixe desfiado chamado mandarim, carne de wagyu na panela quente, joelho de porco assado com bolo de farinha, salmão norueguês grelhado, carne de porco com arroz no vapor, entre outros, mencionando a localização onde podem ser encontrados.

A íntegra do artigo de Ye Jun no China Daily pode ser acessada no: http://usa.chinadaily.com.cn/life/2012-01/26/content_14492974.htm pelos gastrônomos abertos às delícias chinesas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: