Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Número do Highlighting Japan de Janeiro 2012

16 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

01O novo número desta revista que está sendo distribuída pelo governo japonês por intermédio da internet correspondente a janeiro de 2012 e tem como tema o Mundo do Futuro. O artigo de capa refere-se aos esforços que estão sendo feitos numa escola secundária feminina em Kawagoe, para ensino de ciência e tecnologia, visando mais felicidade e saúde para a humanidade.

Todos os artigos publicados seguem a mesma linha editorial, como a produção de biodiesel, numa colaboração da Universidade de Kitakyushu com a Universidade de Chutalongkorn da Tailândia ,ou a invenção do que chamam de capa invisível, com uma entrevista com o seu autor. Ou, ainda, as alterações virtuais dos sabores dos alimentos.

Informam, também, que cientistas japoneses estão pesquisando os avanços no sistema de energia espacial solar (space solar Power system), ou ainda as pesquisas visando a substituição do metal raro cuja exportação está sendo controlada pela China. Também os robôs apresentados na Exposição Internacional de 2011 mereceu uma reportagem, bem como a explicação do Quarto Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Japão.

Existem matérias interessantes sobre as premiações dos designs bem como a culinária regional do Japão. Também se trata da moda que passaram a chamar de Yamato Nadeshiko, que está sendo apresentada em Bangaladesh, bem como o mestre em saquê não japonês, ou os acessórios e roupas especiais exportados pelo Japão.

Apresenta-se, também, o Museu Nacional de Kyushu (The Kyushu National Museum), expressando a influência cultural da Ásia no desenvolvimento do Japão.

Por todos estes tópicos que constam deste número da revista, pode-se ter uma ideia da cobertura sobre temas interessantes, infelizmente em inglês ou japonês, e que podem ser acessadas utilizando: www.gov-online.go.jp/eng/publicity/book/hlj/20120101.html



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: