Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sobre Sopas Asiáticas no The Wall Street Journal

22 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um interessante artigo de Andrea Nguyen foi publicado no site do nada menos que The Wall Street Journal com o título “Asian Souper Bowl”, mostrando que neste rigoroso inverno norte-americano estas sopas encontram o seu espaço. O artigo mostra que vem ocorrendo uma interação de influências de vários países asiáticos, não havendo mais possibilidade de determinar qual delas é a mais importante. Isto não só ocorre nos Estados Unidos como na própria Ásia, onde até os nomes como os molhos básicos se confundem nas suas origens.

Segundo a autora, um caldo mágico pode aquecer até quatro pessoas neste inverno, fazendo com que ela se recorde o que aprendeu de sua mãe, quando ela tinha preferência pelo fast food norte-americano. As fotos que ilustram a sua matéria mostram que existem misturas de variados elementos, como a sopa de macarrão com caldo de galinha, macarrões transparentes (feitos de arroz), tofu, algas, pastéis chineses e japoneses, canjas de galinha etc.

imagesCA26OR6KimagesCA41G5DHsuntitled

Estas sopas são utilizadas nas diversas datas festivas dos asiáticos que residem nos Estados Unidos como em outras partes do mundo. As donas de casas passam dias no seu preparo, o mesmo ocorrendo na Ásia nas épocas que antecedem ao Ano Novo Lunar. As adaptações ocorrem com os seus usos em outras datas festivas do Ocidente como o Natal, a Páscoa, o Dia de Ações de Graça etc., bem como nos anos novos que variam um pouco entre povos.

É difícil identificar a origem de muitos caldos utilizados nestas sopas, mas tudo indica que o caldo de galinha teve origem na China espalhando-se por toda a Ásia. Muitas algas e cogumelos utilizados pelos budistas e vegetarianos parecem predominar nas suas origens entre os japoneses que contavam com um litoral mais extenso.

Os pastéis foram ganhando formas diferentes a partir dos chineses, sendo que nas regiões produtoras de trigo elas são utilizadas com diversos recheios, podendo ser fritos, nas sopas, no vapor etc. Nas regiões que contam com arrozais, a massa pode ser preparada com o arroz, também com variados recheios.

Mesmo as que hoje são consideradas italianas, como o “capellete in brodo”, tudo indica teve origem na China. Também na Ásia são amplas as utilizações nas sopas de diversos tipos de molhos de soja, bem com o tofu, queijo de soja. Existem também variadas combinações com vegetais e legumes, e eles também são consumidos quentes no verão, de forma semelhante com os índios amazônicos com o seu tacacá.

Os recipientes utilizados também apresentam grandes variações, desde cerâmicas de alta temperatura como louças com as mais ricas decorações, mas predominando os tipos de tigelas de portes múltiplos.

O que se pode dizer é que, sem sombra de dúvida, são saudáveis, alimentam bem tanto o corpo como o espírito, podendo ser apreciadas individualmente, mas melhor quando em grupos, com uma boa conversa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: