Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turismo na Índia em Foco

26 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitos turistas ocidentais ficam impressionados com as fotos de um Taj Mahal, possivelmente a maior atração turística da Índia, que é muito mais que isto, que por si só já valeria a pena de uma visita ao país. O suplemento de turismo da Folha de S.Paulo fornece um panorama mais completo, e todos os interessados na Ásia podem obter informações valiosas sobre este país, como a matéria que adverte que Déli atordoa os estrangeiros com toda a sua confusão.

Ainda que a China atraia as atenções mundiais, é preciso considerar que até o budismo veio da Índia. Um profundo conhecedor da cultura chinesa me informava que a primeira dança da famosa Ópera de Peking era de origem indiana e que, infelizmente, com a irracional Revolução Cultural, importantes marcos da influência indiana na China tinham sido criminosamente destruídos.

Mas, além das fotos e textos interessantes, é preciso que os turistas estejam informados que o cheiro característico da Índia é que mais impressiona os visitantes, o que nem sempre é agradável para todos. A mistura da riqueza com a pobreza pode não ser bem aceita por todos, ainda que sua elite e classe média sejam muito mais numerosas que à brasileira.

taj-mahal-10imagesCA3TSSR1imagesCA5MZZAB

Taj Mahal e edifícios modernos convivem em harmonia na Índia

A primeira advertência que deve ser feita aos estrangeiros, principalmente turistas, é que cumprimentar com a mão esquerda é uma grave ofensa na Índia. A mão direita é utilizada até para a alimentação, mas a esquerda é para atender as necessidades de higiene fisiológica.

Mas este mundo que já teve como figuras como Mahatma Gandhi que conquistou a liberdade Índia do domínio inglês com a ideologia da não violência, influenciando a todo o mundo, passa hoje por um surpreendente desenvolvimento econômico, que se aproxima da chinesa nas últimas décadas.

Os que pensarem que vão encontram um povo culturalmente defasado podem ter a surpresa de encontrar uma elite das mais preparadas nas grandes universidades do mundo, principalmente Cambridge e Oxford. E empresas como a AcelorMittal, que é a maior empresa siderurgia mundial, com usinas até no Brasil.

Sua cultura de muitos milênios deve ser respeitada, com seus costumes que influenciam o mundo, como o vegetarianismo. Se as vacas são consideradas sagradas, e o banho do poluído Ganges onde são lançados os mortos é considerado uma necessidade religiosa, há que se respeitar a sua cultura que vai além dos valores materiais.

Mas os que desejarem recantos do mais alto padrão internacional encontram na Índia algumas ilhas de praias como são raras no resto do mundo, mostrando a ampla diversidade deste país que é a Índia, e que vale a pena conhecer, pois os intercâmbios bilaterais com o Brasil estão se intensificando.

Mas parece recomendável que todos os visitantes estejam despidos dos preconceitos moldados no Ocidente, pois se trata de um mundo Oriental e asiático. Aqueles que desejarem maiores detalhes podem obter em: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: